Desde 2001, um website dedicado à divulgação dos Escritos teológicos de Emanuel Swedenborg (1688-1772). |
Literatura :: Estudo Bíblico :: Biografia de Swedenborg :: Contatos :: Sermões :: Tópicos :: Swedenborg website :: Links |
A Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém
As doutrinas para a Nova Igreja, ou Doutrinas Celestes, fundamentam-se na Palavra Divina do Antigo e Novo Testamentos em seus sentidos literal e espiritual. A revelação do sentido espiritual foi prevista por João, no livro do Apocalipse, pela visão da abertura do livro selado com sete selos que somente podia ser feita pelo Cordeiro, o Senhor Deus Jesus Cristo. Uma tal abertura ou revelação da Palavra constitui a Segunda Vinda do Senhor ao mundo, vindo Ele agora como o Espírito da Verdade. Ele realizou Sua Segunda Vinda no sentido interno da Palavra, exposto nas obras teológicas de Seu servo, Emanuel Swedenborg.
"E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós" (Lucas 17:20, 21). A Nova Igreja é significada no Apocalipse (cap. 21) pela cidade santa, a Nova Jerusalém que desce de Deus pelos céus e ali chamada Noiva e Esposa do Cordeiro. É uma instituição espiritual fundada pelo Senhor no coração daqueles que se dirigem a Ele somente, ao mesmo tempo que se abstêm dos males por serem pecados contra Deus. A instituição desse corpo espiritual, vindo de Deus pelos céus, acontece nesta Terra no fim da igreja cristã atual. Isso é efetuado pelo Senhor, somente, e é por Ele que a Nova Igreja existirá. Nela estarão todos os que estiverem nas verdades derivadas do bem, a saber, os que crêem no Senhor e vivem santamente pela Palavra. O primeiro essencial da Nova Igreja é reconhecer o Senhor como Deus do céu e da terra e o Seu Humano como Divino. O segundo essencial é a comunhão com Ele pela observância dos Mandamentos da Palavra.
Os Fundamentos da fé da Nova Igreja são estes: 1. Há um só Deus, em Quem está a Divina Trindade, e o Senhor Deus Salvador Jesus Cristo é este Deus. 2. A fé salvífica é crer n'Ele. 3. Os males não devem ser feitos porque são do diabo e vêm do diabo. 4. Os bens devem ser feitos porque são de Deus e vêm de Deus. 5. Os bens devem ser feitos pelo homem como por si mesmo, mas ele deve crer que é pelo Senhor que os bens estão nele e são feitos por ele. (Do livro A Verdadeira Religião Cristã, 3).
"... o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" (Apoc. 22:17). A religiosidade cristã atual se baseia numa idéia de três pessoas Divinas, portanto, de três deuses, o que é contra a Palavra. Teve origem no ano 325, no Concílio de Nicéia, quando se afastou da Igreja cristã primitiva instituída pelo Senhor através dos apóstolos. Desde Nicéia, a crença cristã exalta a fé só, em detrimento da caridade e, por conseguinte, afasta-se do verdadeiro Deus e da vida verdadeiramente cristã. Esse é um erro de que todos devem se precaver. Por isso, todos, em todo o mundo cristão e não cristão, acima e além das denominações, são convidados a conhecer a revelação dos internos da Palavra de Deus, para que tenham vida em espírito e em verdade. Assim entrarão na comunhão espiritual representada pelas bodas do casamento do Cordeiro.
Outros tópicos em destaque Swedenborg adverte sobre os riscos do buscar contatos com os espíritos Algumas obras de referência espíritas mencionam Swedenborg como um "médium", e ele é freqüentemente assim chamado pelos espíritas. Não há, porém, como negar que em seus escritos Swedenborg ensinou claramente que é errônea e nociva a busca de contato com espíritos, e advertiu veementemente contra isso por ser contra as leis da ordem e contra a Palavra de Deus. E todos os seus ensinamentos sobre a vida eterna contradizem a heresia da reencarnação. Não se pode negar a liberdade de crença e de culto de pessoa alguma, mas a finalidade primordial das obras teológicas de Swedenborg é restaurar no mundo a fé no Senhor Jesus Cristo como único Deus que veio ao mundo, Ele mesmo sendo o Criador, Redentor e Regenerador, e, por meios dessa fé, que seja instaurada no mundo uma igreja que O adore em Espírito e em Verdade, sem mediação de espíritos, anjos, santos ou homens. Essa é a fé salvífica, quando associada à obediência aos preceitos da Palavra e ao novo nascimento espiritual, chamado regeneração, que acontece neste mundo, numa única vida. Os meios de salvação e vida eterna estão manifestos plenamente na Palavra do Antigo e Novo Testamento e sem isso não há esperança de bem-aventurança na eternidade. Por isso a idéia de mediação de espíritos e de sucessicas encarnações é cabalmente rejeitada nos Escritos de Swedenborg. Seja com o fim de tirar proveito da credibilidade do nome do nobre sueco, seja por ignorância, o fato é que algumas obras de referência espíritas mencionam Swedenborg como um "médium", e ele é freqüentemente assim chamado pelos espíritas. No livro "História do Espiritismo" do famoso Arthur Conan Doyle (criador do personagem Sherlock Holmes) Swedenborg é mesmo considerado por ele como "o primeiro médium" da idade moderna. Afirma Conan Doyle sobre ele na sua História do Espiritismo: "A verdade é que Swedenborg foi o primeiro e, sob vários aspectos e de modo geral, o maior médium; estava sujeito a erros tanto quanto aos privilégios decorrentes da mediunidade" (obra citada, pág. 37). Comentando esse tipo de enfoque, uma obra idônea como a Encyclopaedia Britannica (edição inglesa) discorda de Conan Doyle e observa que a idéia normal de mediunidade contraria tal modo de ver as coisas, uma vez que Swedenborg entrou no mundo dos espíritos a partir do mundo material, enquanto no espiritismo são os espíritos que vêm ao nosso mundo. A este respeito, cumpre então ressaltar que o papel de Swedenborg diferiu muito do daquele que se chama "médium" espírita. Na verdade, Swedenborg condenou veementemente o espiritismo, como veremos adiante. Ele mesmo nunca pensou em rasgar o véu que separa os dois mundos, e ficou surpreso de que Deus o chamasse para esta missão. Em resposta a uma carta que lhe foi dirigida, disse: "...O Senhor, entretanto, dispõe tudo de tal maneira, que os espíritos e os homens raramente se aproximam de modo a conversarem uns com os outros, pois mediante o intercurso com os espíritos, os homens são levados a tal situação da alma, que caem no perigo de perder a vida, razão por que procuro dissuadir todos aqueles que desejam manter tal intercurso. Aprouve ao Senhor, porém, permitir que eu converse e mantenha contatos com os espíritos e anjos pelas razões que têm sido expostas em meus escritos; para isso sou protegido pelo Senhor contra muitos ataques e tentativas desesperadas dos espíritos do mal" (Documentos sobre Swedenborg). Deus ouve todas as orações? Orar é falar com Deus, como se sabe, e é um dever cristão ensinado pelo Senhor e pelos apóstolos. Mas o conceito da finalidade da oração, suas condições e seus efeitos são frequentemente mal compreendidos. Por exemplo: nem toda oração é atendida por Deus (Isaías 1:15); orar somente não é suficiente, se não houver atitude e modo de agir condizentes com a vida cristã; orar não é fazer exigências a Deus; além de outras idéias que merecem uma séria reflexão por todo crente. Um estudo que ajuda a esclarecer esse importante aspecto da vida cristã está disponível neste website. O conhecimento a respeito de Deus é progressivo Segundo a teologia do todo o cristianismo, há três pessoas Divinas distintas que constituem a "Santíssima Trindade": uma é pessoa do Pai, outra a pessoa do Filho e outra a pessoa do Espírito Santo. Acredita-se que cada uma dessas pessoas é Divina, cada uma delas é em si mesma Deus. Como são três pessoas e são distintas entre si, tem-se aí, como conseqüência inegável, a fé em três deuses: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.. Uma tal crença em três pessoas Divinas ou três deuses é ensinada dos púlpitos das Igrejas e das cátedras dos seminários como tendo origem e base na Bíblia. Para o confirmar, são aludidas inúmeras passagens do Antigo e Novo Testamentos, as quais, aparentemente, ensinam semelhante idéia. Mas essa fé em três deuses, além de ser contra o senso comum, é inteiramente estranha às Sagradas Escrituras. E sendo assim, é, portanto, uma heresia, a qual cumpre expor e combater, o que procuraremos fazer neste artigo. A impossibilidade da reencarnação A doutrina da reencarnação é uma doutrina que reduz o espírito a zero, fazendo-o voltar à situação de gérmen, para mergulhar novamente na treva embrionária e ressurgir em novo corpo, com vida nova, novo nome, novas afeições e novos pensamentos, até revestir-se de um invólucro material que se torna a pele de um cordeiro sem mácula, quando, então, cessa de reencarnar-se. "Em todos os símbolos da antigüidade, em todos os mistérios religiosos, em todas as reminiscências que se projetaram através da imensidade dos séculos, encontramos, como base de toda iniciação, o arcano da correspondência ou da analogia que existe entre todas as coisas da terra e do céu, isto é, encontramos a afirmação de que a forma de todas as coisas naturais deve ser semelhante à forma de todas as coisas espirituais. "Entre os magos antigos, este arcano estava sibilinamente gravado nas célebres tábuas de Esmeralda de Hermes Trimegisto e, quando os iniciados transpunham o limiar do Templo, segredavam-lhes aos ouvidos as palavras misteriosas ali gravadas: "Todas as coisas que estão em baixo são iguais às que estão em cima, para fazerem uma coisa só". Continue lendo o artigo de Francisco Xafredo Quatro idades, quatro amores e quatro igrejas A estátua que Nabucodonosor viu em sonho, mencionada nos versículos de Daniel acima citados, é um símbolo que sintetiza a história espiritual da humanidade. As quatro partes da estátua: a) a cabeça, b) o peito e os braços, c) o ventre e as coxas, d) as pernas e os pés, representam as quatro grandes eras ou Idades por que a humanidade já passou. Os quatro metais, formadores daquelas partes anatômicas, simbolizam os amores ou princípios gerais que caracterizam as eras ou Idades. Os antigos denominavam essas eras como Idade do Ouro, Idade da Prata, Idade do Cobre ou do Bronze e Idade do Ferro, de acordo com os conhecimentos que possuíam da significação desses metais. A cada uma dessas Idades corresponde uma Igreja Geral e uma dispensação religiosa ou revelação de Deus acomodada às condições ou estados espirituais da humanidade nas diferentes épocas. Leia mais. A doutrina cristã atual examinada à luz da Palavra Dizemos aqui "doutrina da Igreja cristã", de um modo geral, e entende-se tanto a doutrina da Igreja Católica Romana como a de todas as Igrejas reformadas ou Evangélicas, também chamadas de "protestantes". Se são tomadas aqui em conjunto, é porque essas Igrejas, por mais diferentes que pareçam umas das outras, têm os mesmos pontos fundamentais em suas doutrinas, compartilhando das mesmas idéias sobre a Trindade Divina como uma trindade de pessoas, sobre a justificação, sobre a transferência do merecimento de Cristo ao pecador e sobre vários outros dogmas secundários. Os aspectos essenciais dessas crenças serão examinados aqui, um a um, e comparados com ensinamentos claros das Escrituras Santas. Tomaremos, em primeiro lugar, a idéia cristã sobre a Trindade. Continua. Em espanhol, o testemunho de Helen Keller sobre Swedenborg
Helen Keller
Estudo Bíblico "A Escritura Santa" O estilo simples da Palavra causa, por vezes, dúvidas ao homem. Aquele que acredita em Deus sabe que nessa simplicidade e, até, nas aparentes obscuridades da letra da Palavra escondem-se mistérios insondáveis sobre o caráter de Deus e a vida eterna. Mas aquele que é incrédulo, o que adora a natureza em lugar de Deus, esse pode cair no erro a respeito da Palavra, pois não vê sua sabedoria nem sua santidade, e portanto não vê sua origem Divina. Se julgarmos a Palavra apenas pelo seu sentido literal, nunca poderemos dela extrair a sabedoria e a riqueza que estão encerradas em suas histórias, parábolas, cânticos e profecias. As palavras pronunciadas pelo Criador "são espírito e são vida" (João 6:63). Por isso, um estudo completo e frutífero do Verbo Divino deve, necessariamente, admitir a existência e incluir o exame desses dois sentidos: o da letra, manifesto nas verdades genuínas que ali transparecem, e o outro, que é o sentido interno ou espiritual, sentido esse que se acha envolto em parábolas e símbolos correspondenciais, presente até naquelas passagens aparentemente desconexas, incoerentes, obscuras e contraditórias. Continua. Seleção de tópicos doutrinais por um adepto Aos amigos da Nova Igreja, predita pelo Senhor em Daniel, 7:13 e 14; e no Apoc. 21:1, 2. Dizer que há três Pessoas Divinas de toda eternidade, das quais uma é o Pai, a outra o Filho e a terceira o Espírito Santo é o que a sã razão, sob o auspício do Senhor e a luz que d’Ele provém, não reconhece, porque Ele Mesmo é JEHOVAH, que Se fez Humano e do Qual procede todo bem.
Antes de JEHOVAH Deus Se revestir com o Humano, Ele enviava Seus anjos representando-O, como é mostrado claramente na Palavra, quando Ele Diz a Moisés que queria vê-l’O: “Tu não poderás ver minhas faces, pois não pode o homem Me ver e viver.” ( Êxodo, 33. 20 ). Na Palavra, lê-se que JEHOVAH Deus habita em uma luz inacessível; quem, portanto, poderia se aproximar d’Ele, se Ele não habitasse em uma luz acessível, isto é, se Ele não tivesse descido e não tivesse tomado o Humano; e se neste Humano não se tivesse tornado a Luz do Mundo? (João I, 9; XII, 46 ). Continue lendo os tópicos de Jorge L. Medeiros
Visite também: www.swedenborg.com.br Os textos extraídos das obras teológicas de E. Swedenborg são de domínio público, portanto, de livre reprodução e divulgação. São resguardados, porém, os direitos de tradução, pelo que se solicita obter autorização prévia dos respectivos tradutores. A reprodução de matérias de outros autores depende de autorização individual. |
Publicações em português:
A Nova Jerusalém e Sua Doutrina Celeste 2013, 2ª. edição, nova tradução do latim, 192 págs. R$ 30,00 Publicado em latim em 1758. Título original: "Da Nova Jerusalém e sua Doutrina Celeste, de coisas que foram ouvidas do céu, pelas quais se antecipa algo a respeito do Novo Céu e da Nova Terra", publicado em Londres, 1758. Um compêndio das doutrinas fundamentais da Nova Jerusalém expostas na obra Arcanos Celestes. Um compêndio das doutrinas fundamentais da Nova Jerusalém expostas na obra Arcanos Celestes. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
O Juízo Final e a Babilônia Destruída, incluindo a Continuação sobre o Juízo Final 2013, 128 págs. R$ 25,00 Duas obras, publicadas em 1758 e 1763. Título original: "Do Juízo Final e da Babilônia Destruída, assim, que todas as coisas que foram preditas no Apocalipse tenham sido hoje cumpridas. Pelo que foi ouvido e visto". E "Continuação a respeito do Juízo Final e a respeito do Mundo Espiritual", publicados respectivamente em Londres, 1758, e Amsterdã, 1763. Uma descrição dos eventos que constituíram o juízo final e que ocorreram no mundo espiritual entre 1756 e 1757.escrição dos eventos que constituíram o juízo final e que ocorreram no mundo espiritual entre 1756 e 1757. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
O Cavalo Branco 2013, 32 págs. R$ 20,00 Publicado em latim em 1758. Título original: "Do Cavalo Branco de que se trata no Apocalipse, Cap. 19, e, em seguida, da Palavra e seu Sentido Espiritual, dos Arcanos Celestes", publicado em Londres, 1758. Esta obra consiste, na maior parte, de extratos dos Arcanos Celestes a respeito da significação espiritual do cavalo branco citado no Apocalipse. Na maior parte, são extratos da obra "Arcanos Celestes". Leia as primeiras páginas deste livro aqui
A Interação da Alma e do Corpo 2013, 48 págs. R$ 20,00 Publicado em latim em 1769. Título original: "A Interação da Alma e do Corpo, que se acredita fazer-se ou por influxo físico, ou por influxo espiritual, ou por uma harmonia pré-estabelecida", publicado em Londres, 1769. Trata-se de uma exposição doutrinária e filosófica a respeito da natureza do influxo Divino na alma humana e, desta, no corpo. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
Quatro Doutrinas 2013, 272 págs. R$ 50,00 Quatro obras publicadas em latim em 1763. São quatro doutrinas essenciais da Nova Igreja: Doutrina do Senhor, Doutrina da Escritura Santa, Doutrina de Vida e Doutrina da Fé, publicadas separadamente em Amsterdã. Fundamentadas em abundantes citações das Escrituras Santas, dão um conceito inteiramente novo sobre a Divindade de Jesus Cristo, a natureza da Palavra, a verdadeira vida cristã e a fé. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
Divina Providência 2009, 2a. edição (nova tradução do latim) 288 pág. R$ 40,00 Publicado em latim em 1764. Título original: "Sabedoria Angélica sobre a Divina Providência", publicado em Amsterdã, 1764. Uma exposição sobre o infinito cuidado de Deus para com o homem em todas as circunstâncias da vida. Mostra que o Criador age por meio de determinadas leis, pelas quais Ele governa todas as coisas, ainda que preservando a liberdade de escolha dos indivíduos. Fala da existência do mal e por que é permitid. Uma resposta sã a diversas indagações da razão de ser da existência humana. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
Terras no Universo 2011, 112 pág. - R$ 25,00 Publicado em latim em 1758. Título original: "As Terras no nosso Sistema Solar, que são chamadas Planetas, e as Terras no Céu Estelar. Os seus Habitantes e também os Espíritos e Anjos de lá, pelo que foi ouvido e visto", publicado em Londres, 1758. Uma descrição das vidas e crenças dos seres humanos que habitam outros planetas neste e em outros sistemas estelares no universo. Demonstra que "o universo visível ou o céu iluminado por tantas estrelas, que são tantos sóis, é somente um meio para que existam terras e, nelas, seres humanos, dos quais o reino celeste é formado. (...) Esse meio imenso, para tão grande fim, não foi feito para o gênero humano de uma só terra... Que seria isso para o Divino, que é Infinito?" Leia as primeiras páginas deste livro aqui
O Céu e o Inferno 2006, 3a. edição, nova tradução do latim, 404 págs. R$ 50,00 Publicado em latim em 1758. Este, que é o livro mais conhecido do autor sueco, teve publicada a sua 3a. edição em português, com 400 págs., resultando de uma nova tradução do latim. Traz, também, valioso adendo de um minucioso índice remissivo compilado por Levindo Lafayette, tradutor das edições anteriores. No prefácio dessa obra, o autor testificou: "Foi-me concedido, assim, descrever agora essas coisas vistas e ouvidas esperando, com isso, esclarecer a ignorância e dissipar a incredulidade. A razão de hoje existir uma tal revelação imediata é porque esta é o que se entende pelo advento do Senhor." O Céu e o Inferno, 1 - E. Swedenborg. Leia as primeiras páginas deste livro aqui
Arcanos Celestes Volume 1, 1999, 256 págs. R$ 40,00; Volume 2, 2019, 352 págs. R$ 50,00 Publicado em latim em 8 volumes, de 1749 a 1756.Título original: "Arcanos celestes, que foram revelados na Escritura Santa ou Palavra do Senhor, a saber, que estão no Gênesis e no Êxodo, juntamente com as maravilhas que foram vistas no Mundo dos Espíritos e no Céu dos anjos", Expõe o sentido interno dos livros bíblicos do Gênesis e do Êxodo. O volume 1 vai até o capítulo 6 de Gênesis.
Leia as primeiras páginas deste livro
aqui
Apocalipse Revelado Volumes 1 e 2, 1987, 1050 págs. R$ 80,00 os dois volumes. Publicado em latim em 1766. Concentra-se na exposição do simbolismo espiritual (correspondencial) das visões de João em Patmos. Faz com que os ensinamentos e as profecias o Apocalipse sejam compreendidos com clareza e coerência impressionantes, revelando-se em toda a sua importância para a vida espiritual do cristão.
Leia as primeiras páginas deste livro
aqui Exposição Sumária das Doutrinas da Nova Jerusalém 150 págs., 1981 - R$ 18,00 Publicado em latim em 1769. Um estudo resumido das doutrinas cristãs fundamentais a respeito de Deus, da fé, da caridade etc. em comparação com as doutrinas realmente ensinadas nas Escrituras Santas, e as causas do desvio do cristianismo de sua crença original, pré-Nicéia. Sabedoria Angélica 246 págs., 1969 - R$ 40,00 Publicado em latim em 1763. Uma interpretação do universo como um cosmo espiritual-natural ou psico-físico. A atividade do amor e da sabedoria Divinos em todas as coisas criadas e no homem. (Atenção: publicação antiga e ortografia desatualizada). O Amor Conjugal 558 págs., 1963 - R$ 60,00
Publicado em latim em 1768. Trata da natureza e da origem do amor
verdadeiramente conjugal, do casamento universal existente em todas as
coisas criadas, originando-se do casamento entre o Bem e a Verdade
Divinos. A união a vontade e o entendimento na pessoa, e do casamento
entre o homem e a mulher, sua complementação mútua, espiritual,
emocional e física. Descreve os estados interiores comuns à vida
conjugal, as irregularidades sexuais e como saná-las a partir de uma
consciência espiritual esclarecida. Verdadeira Religião Cristã 836 págs. os 2 volumes, 1964 - R$ 60,00 Publicado em latim em 1770. Faz uma exposição conexa e completa das doutrinas das Escrituras para um novo cristianismo. Assenta-se em mais de novecentas passagens da Bíblia. (Atenção: publicação antiga e ortografia desatualizada). Biografia Swedenborg, Vida e Ensinamentos George Trobridge, 1999. Distribuição em todo o Brasil:
Travessa Nestor Castro, 223 - Loja 2 - Centro 80020-120 - Curitiba, PR 41 3027-4741 41 99246-2001 Locais de culto segundo as Doutrinas Celestes no Brasil Sociedade Religiosa “A Nova Jerusalém” Rua das Graças 45 – Bairro de Fátima Rio de Janeiro – RJ E-mail: andyjh@kncs.org
Nova Igreja em Campo Grande, RJ Estrada Santa Maria, 1175 – Bairro Campo Grande Rio de Janeiro – RJ – Telefone (021) 3406-9722 E-mail: johnny.az.villanueva@gmail.com
|
Atualização: Dezembro, 2022 - Contatos: doutrinascelestes@gmail.com |