Capítulo 1 - O Senhor manda que Moisés faça o recenseamento do povo mas com exceção dos levitas, que foram separados para o serviço sacerdotal e a guarda do tabernáculo.
Cap.2 - Manda também que o povo se acampe em posições determinadas, segundo suas tribos e sua posição em relação ao tabernáculo.
Cap.3 - Os levitas são separados para o serviço do tabernáculo; a soma deles é dada: 22.273.
Cap.4 - Toda a tribo dos levitas é designada para servir em diversos ofícios do tabernáculo. Os levitas de 30 a 50 anos ficam incumbidos desses trabalhos; faz-se a contagem deles.
Cap.5 - Deus manda que o campo seja purificado, pela expulsão de toda pessoa considerada imunda.
Cap.6 - São instituídas as leis relativas aos nazireus e são dadas instruções segundo as quais o povo seria abençoado.
Cap.7 - Descrição das ofertas feitas ao tabernáculo pelos príncipes ou chefes de cada uma das doze tribos, e o montante dessas ofertas.
Cap.8 - Os levitas são consagrados a seus respectivos ofícios.
Cap.9 - A celebração da páscoa, no deserto, no segundo ano da saída do Egito; a nuvem guia a marcha do povo.
Cap.10 - Moisés recebe instrução para fazer duas trombetas de prata; é informado de seu uso e da ordem em que as diferentes tribos deveriam marchar, com as cerimônias de partida e chegada.
Cap.11 - O povo murmura, e o fogo do Senhor consome muitos deles; Moisés se queixa de seu encargo e o Senhor designa setenta anciãos para lhe ajudarem; Deus manda codornizes para o povo e também uma grande praga.
Cap.12 - Mirian e Aarão levantam-se contra Moisés por causa da mulher estrangeira que ele tomara e também por causa de sua eminência. Mirian é, por isso, ferida com lepra.
Cap.13 - Moisés envia doze espiões à terra; eles voltam, após quarenta dias, com informações que desanimam o povo.
Cap.14 - Em conseqüência, toda a congregação pensa em retornar ao Egito. Deus resolve, por causa disso, que nenhum deles, de vinte anos para cima, entrará na terra de Canaan, mas morrerá no deserto; o povo desobediente é derrotado por amalequitas.
Cap.15 - Várias ordenanças e instruções quanto à maneira de se cultuar a Deus na terra prometida; diferentes leis são repetidas; um homem é punido por desrespeitar o sábado.
Cap.16 - Coré, Datan e Abirão, juntamente com outros, promovem uma rebelião contra Moisés, mas são engolidos pela terra; a congregação murmura e 14.700 pessoas são mortas.
Cap.17 - Como uma prova de que Deus havia escolhido Aarão e sua casa para o sacerdócio, seu cajado floresce e frutifica.
Cap.18 - Os deveres dos sacerdotes e dos levitas e a parte que teriam das ofertas trazidas ao Senhor.
Cap.19 - A ordenança da bezerra ruiva e da água da separação, e seus usos.
Cap.20 - A morte de Mirian; as águas de Meribá; Moisés não crê no Senhor e por isso lhe é negada a entrada em Canaan; o rei de Edom não permite que Israel passe por seu território, o que exige um desvio no caminho; Aarão é despido das vestes sacerdotais e morre.
Cap.21 - Os cananeus pelejam contra Israel e são vencidos; o povo murmura contra Moisés e muitos são feridos por serpentes; uma serpente de metal é erguida para que cure as feridas causadas pelas serpentes entre o povo; continuando sua jornada, combatem e vencem a Siom, rei dos amorreus, e Ogue, rei de Basan, e tomam seus territórios.
Cap.22 - Depois Israel parte e se acampa nas campinas de Moabe. Balaque, rei de Moabe, manda chamar Balaão, um profeta estrangeiro, para amaldiçoar Israel; Balaão vem, mas, por um milagre, é dissuadido de fazer o que lhe pede Balaque.
Cap.23 - Balaão, por insistência de Balaque, profetiza, mas só profere bens a favor de Israel.
Cap.24 - Continua a bênção de Balaão, que é despedido por Balaque.
Cap.25 - Os israelitas pecam, prostituindo-se com as mulheres moabitas e midianitas, e são castigados. Finéias por causa de seu zelo, recebe o sacerdócio perpetuamente.
Cap.26 - Faz-se um segundo recenseamento do povo e acham-se 601.730 homens.
Cap.27 - Institui-se uma lei acerca da herança das filhas. Moisés é levado ao alto de um monte, de onde vê a terra prometida; Josué é escolhido para seu sucessor.
Cap.28 - Repetição das leis relativas às ofertas queimadas, ao sábado, à páscoa, às primícias etc.
Cap.29 - Instruções acerca de três festas solenes.
Cap.30 - Várias leis e ordenanças concernentes a votos diversos.
Cap.31 - Doze mil israelitas vão contra o povo de Midian e o subjugam, sendo mortos cinco reis dos inimigos; toma-se grande despojo, e nenhum israelita morre.
Cap.32 - As tribos de Rubem e Manassés pedem que se lhes dêem as terras que foram tomadas de Siom e Ogue; eles as recebem com a condição de irem ajudar as outras tribos na conquista da terra de Canaan.
Cap.33 - Descrição das jornadas do povo de Israel até ali.
Cap.34 - Os limites da terra são demarcados, como também as pessoas que iriam auxiliar Josué na distribuição da terra entre as tribos.
Cap.35 - Instituição das cidades dos levitas e das cidades de refúgio para homicidas não intencionais.
Cap.36 - Institui-se uma lei a respeito do casamento de herdeiras dentro de sua própria tribo, para que as heranças não mudem de uma tribo para outra
********************************