Doutrina da Nova Jerusalém

sobre o Senhor

 

Emanuel Swedenborg

 

 

Prefácio

Há alguns anos, foram publicados cinco opúsculos, que são: I. O Céu e o Inferno; 2. Doutrina da Nova Jerusalém. 3. O Juízo Final. 4. O Cavalo branco. 5. Dos Planetas e Terras no Universo, nos quais foram manifestadas muitas coisas que tinham sido até então ignoradas. Agora, por ordem do Senhor, que a mim Se revelou, deve ser trazida ao público a seguinte seqüência:

Doutrina da Nova Jerusalém sobre o Senhor.

Doutrina da Nova Jerusalém sobre a Escritura Santa.

Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém segundo os Preceitos do Decálogo.

Doutrina da Nova Jerusalém sobre a Fé.

Continuação do Juízo Final.

Sabedoria Angélica sobre a Divina Providência.

Sabedoria Angélica sobre as Divinas Onipotência, Onipresença, Onisciência, Infinidade e Eternidade.

Sabedoria Angélica sobre o Divino Amor e a Divina Sabedoria.

Sabedoria Angélica sobre a Vida.

Diz-se "Doutrina da Nova Jerusalém", mas entenda-se "Doutrina para a Nova Igreja", a qual está sendo hoje instaurada pelo Senhor, pois a velha Igreja chegou ao seu fim, como se pode constatar pelas coisas que foram ditas no opúsculo sobre o Juízo Final, ns. 33 a 39, e pelas coisas que serão ditas depois, nos opúsculos mencionados há pouco, que se seguirão. Que pela Nova Jerusalém, prevista no Apocalipse capítulo 21 que viria após o Juízo, seja entendida a Nova Igreja, ver-se-á aqui, abaixo, no último capítulo.

 

 

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Toda a Escritura Santa trata do Senhor,

e o Senhor é a Palavra

 

1. Lê-se em João:

"No princípio era o Verbo [Palavra], e o Verbo estava em Deus, e Deus era o Verbo; este estava no princípio em Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada foi feito do que se fez. N’Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a Luz aparece nas trevas, mas as trevas não a compreenderam. ... E o Verbo Se fez Carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, glória como a do Unigênito procedente do Pai, cheio de graça e de verdade" (1:1-5, 14).

No mesmo:

"A luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas mais do que a luz, pois as obras deles eram más" (3:19).

E em outro lugar, no mesmo:

"Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que filhos da luz sejais... Eu, a Luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em Mim não permaneça em trevas" (12:36, 46).

Por aí se pode ver que o Senhor é, desde a eternidade, Deus, e que Ele mesmo é o Senhor que nasceu no mundo, pois foi dito: "o Verbo estava em Deus, e Deus era o Verbo", e depois: "sem Ele, nada do que foi feito se fez"; e, em seguida, que "o Verbo se fez Carne" e que eles O viram. Poucos na Igreja entendem por que o Senhor é chamado o Verbo [Palavra], mas Ele é chamado Verbo porque "Verbo" significa o Divino Vero ou a Divina Sabedoria, e o Senhor é o Divino Vero mesmo ou a Divina Sabedoria mesma; por isso é também chamado Luz, da qual também se disse que veio ao mundo. Como a Divina Sabedoria e o Divino Amor fazem um, e desde a eternidade foram um no Senhor, daí também se disse: "n’Ele estava a vida, e Vida era a luz dos homens"; a "vida" é o Divino amor e a "luz" é a Divina Sabedoria. É este Uno que se entende por "no princípio o Verbo estava com Deus, e Deus era o Verbo". "Com Deus" [apud Deum] é em Deus [in Deo], pois a sabedoria está no amor e o amor na sabedoria. Semelhantemente se diz em outro lugar, em João:

"Glorifica-Me Tu, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que tive contigo antes que o mundo existisse" (17:5);

"contigo mesmo" é em Ti mesmo; por isso foi dito também: "e Deus era o Verbo" e, em outro lugar, que o Senhor está no Pai e o Pai está n’Ele, pois que o Pai e Ele são um. Ora, como o Verbo é a Divina Sabedoria do Divino Amor, segue-se que é JEHOVAH, assim o Senhor, de Quem todas as coisas que se fizeram foram feitas, pois todas as coisas foram criadas do Divino Amor pela Divina Sabedoria.

 

2. Que seja o mesmo Verbo [Palavra] que se manifestou por Moisés, pelos Profetas e pelos Evangelistas que se entende aqui em particular, pode-se ver claramente por isso, que Ele é o Divino Vero mesmo do qual existe toda a sabedoria para os anjos e inteligência para os homens espirituais. Com efeito, o mesmo Verbo que está com os homens no mundo, está também com os anjos nos céus mas, no mundo, com os homens, está o seu natural, enquanto no céu está o seu espiritual. E como é o Divino Vero, é também o Divino procedente, e esse não só vem do Senhor, mas também é o Senhor mesmo. E visto que é o Senhor mesmo, por isso todas e cada uma das coisas da Palavra foram escritas a respeito dEle somente. Desde Isaías até Malaquias, não há outra coisa ali a não ser a respeito do Senhor ou, no sentido oposto, contra o Senhor.

[2] Ninguém ainda tinha visto que isso é assim, e, no entanto, qualquer um pode vê-lo, contanto que apenas conheça e, quando ler, medite e saiba, como foi dito acima, que na Palavra não há somente o sentido natural, mas também o espiritual, e, nesse sentido, pelos nomes das pessoas e dos lugares é significada alguma coisa do Senhor e, daí, alguma coisa do céu e da Igreja proveniente dEle, ou alguma coisa oposta. Visto que todas e cada uma das coisas da Palavra tratam do Senhor, e a Palavra é o Senhor porque é o Divino Vero, eis porque se diz claramente: "E a Palavra se fez Carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória". E também porque se diz: "Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que filhos da luz sejais ... Eu, a Luz, vim ao mundo [para] ... quem crê em Mim não permaneça em trevas". A "luz" é o Divino Vero, assim, a Palavra. Por essa causa é que, mesmo hoje, todo aquele que recorre ao Senhor, quando lê a Palavra e ora a Ele, nela é iluminado.

 

3. Dir-se-ão também aqui umas poucas coisas sobre o que se diz em geral e em particular a respeito do Senhor em todos os profetas do Velho Testamento, de Isaías até Malaquias.

(i). Que o Senhor veio ao mundo na plenitude dos tempos, e era quando Ele não seria mais reconhecido pelos judeus, e, por isso, quando não restasse mais coisa alguma da Igreja; e, a não ser que, então, o Senhor viesse ao mundo e Se revelasse, o homem pereceria de morte eterna. Assim se diz em João:

"Se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados" (8:24).

(ii). Que o Senhor veio ao mundo para efetuar o Juízo Final e, por esse, subjugar os infernos que então dominavam; que fez isso por meio de combates ou por tentações admitidas no Seu Humano proveniente da mãe e por contínuas vitórias; que, se os infernos não fossem subjugados, homem nenhum poderia ser salvo.

(iii). Que o Senhor veio ao mundo para glorificar o Humano, isto é, uni-lo ao Divino que n’Ele estava pela concepção.

(iv). Que o Senhor veio ao mundo para instaurar uma nova Igreja que O reconhecesse como Redentor e Salvador e fosse redimida e salva pelo amor e pela fé nEle.

(v). Que então, ao mesmo tempo, ordenou o céu, para que fizesse um com a Igreja.

(vi). Que a paixão da cruz foi Seu último combate ou tentação, pela qual venceu plenamente os infernos, e plenamente glorificou o Seu Humano.

Que a Palavra não trate de outra coisa, isso se verá na obra seguinte, Sobre a Escritura Santa.

 

4. Para confirmar que é assim, quero, neste primeiro capítulo, aduzir somente as passagens da Palavra onde se diz "aquele dia", "naquele dia" e "naquele tempo", nas quais, pelo "dia" e pelo "tempo" se entende o advento do Senhor. Em Isaías:

"Será, na posteridade dos dias, que o monte de JEHOVAH será firmado no cume dos montes. ... Só JEHOVAH será exaltado naquele dia. ... O dia de JEHOVAH Zebaoth sobre todo soberbo e altivo. Naquele dia o homem lançará fora seus ídolos de prata e ouro" (2:2, 11, 12, 20).

"Naquele dia o Senhor Jehovih removerá o ornato" (3:18).

"Naquele dia haverá um renovo de JEHOVAH em honra e glória" (4:2).

"Rugirá contra ele naquele dia... e olhará a terra, que, eis, [estará em] trevas, ansiedade, e a luz se escurecerá nas ruínas" (5:30).

"Acontecerá naquele dia que JEHOVAH assobiará para as moscas na extremidade dos rios do Egito. ... Naquele dia, tosquiará o Senhor ... na passagem do rio. ... Naquele dia vivificará... Será naquele dia todo lugar... para o espinheiro e a sarça" (cap. 7:18, 20, 21, 23).

"Que fareis no dia da visitação, ... que virá? Naquele dia... Israel apoiar-se-á em JEHOVAH, o Santo de Israel em verdade" (cap. 10:3, 20).

"Acontecerá naquele dia que as nações buscarão a raiz de Jischa [Jessé], a qual está posta por sinal dos povos; e será a glória o Seu repouso. Em primeiro lugar, naquele dia, o Senhor buscará as relíquias de Seu povo" (cap. 11:10, 11).

"Dirás naquele dia: Confessar-te-ei, JEHOVAH. ... Direis naquele dia: Confessai JEHOVAH, invocai o Seu nome" (cap. 12:1, 4).

"Próximo está o dia de JEHOVAH, como devastação virá de Shaddai. ... Eis o dia de JEHOVAH vem, cruel, e com indignação, e com inflamação, e com ira. ... Abalarei o céu, e agitarei a terra de seu lugar, no dia da inflamação de Sua ira. Próximo está o Seu tempo, e virá ... e os dias não se prolongarão" (13:6, 9, 13, 22).

"Será naquele dia que enfraquecida a glória de Jacob. Naquele dia o homem volverá para o seu Feitor, e os olhos ... para o Santo de Israel. Naquele dia as cidades de refúgio serão... como abandonadas na selva" (17:4, 7, 9).

"Dirá o habitante da ilha naquele dia, eis a nossa expectativa" (20:6).

"Naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito, falando com lábios de Canaan. Naquele dia, o altar de JEHOVAH estará no meio... do Egito. Naquele dia haverá uma vereda do Egito para a Assíria, e Israel estará no meio da terra" (19:18, 21, 24).

"Dia de tumulto, e de atropelo [concultationis], e de perplexidade, da parte do Senhor Jehovih Zebaoth" (22:5).

"Naquele dia visitará JEHOVAH o exército nas alturas... e os reis da terra. Depois de uma multidão de dias, serão visitados. Então a lua se enrubescerá, e o Sol se envergonhará" (24:21-23).

JEHOVAH "dirá naquele dia: Eis o nosso Deus, a Quem esperávamos, para que nos liberte" (25:9).

"Naquele dia cantar-se-á este cântico na terra de Judá ... uma cidade forte para nós" (25:1).

"Naquele dia JEHOVAH visitará com Sua espada. Naquele dia, respondei a isto, uma vinha de vinho puro" (27:1, 2, 12, 13).

"Naquele dia JEHOVAH Zebaoth será por coroa de ornamento e por diadema" (28:5).

"Então os surdos ouvirão, naquele dia, as palavras do livro, ... e nas trevas os olhos dos cegos verão" (29:18).

"Haverá... correntes de águas no dia grande carnificina, quando as torres cairão, e a luz da lua será como a luz do sol, no dia em que JEHOVAH ligar a fratura de Seu povo" (30:25, 26).

"Naquele dia lançarão fora, cada homem os seus ídolos de prata e de ouro" (31:7).

"O dia da vingança de JEHOVAH, o ano de Suas retribuições" (34:8).

"Essas duas coisas virão a ti num só dia, perda de filhos e viuvez" (47:9).

"O Meu povo conhecerá o Meu nome, naquele dia... Eu, Aquele que fala, eis-Me aqui" (52:6).

"JEHOVAH Me ungiu... para proclamar o ano do beneplácito de JEHOVAH e o dia da vingança de nosso Deus, para consolar todos os que choram" (61:1, 2).

"O dia da vingança está em Meu coração, e veio o ano dos Meus redentores" (63:4).

Em Jeremias:

"Naqueles dias, não direis mais, Arca da aliança de JEHOVAH. Naquele tempo chamarão a Jerusalém trono de JEHOVAH. Naqueles dias irá a casa de Judá para a casa de Israel" (3:16, 17, 18).

"Naquele dia... perecerá o coração do rei, e o coração dos príncipes, e pasmarão os sacerdotes e os profetas" (4:9).

"Eis, dias vêm em que a terra passará por assolação" (7:34).

"Cairão entre os que caem, no dia de sua visitação" (8:12).

"Eis, dias vêm em que visitarei a todo circuncidado de prepúcio" (9:24).

"No tempo da visitação deles, perecerão" (10:15).

"Não haverá restos para eles; farei vir o mal sobre [eles] no ano de sua visitação" (11:23).

"Eis, dias vêm... em que não se dirá mais..." (16:14).

"Na cerviz e não nas faces os olharei, no dia da ruína deles" (18:17).

"Eis, dias vêm... em que darei este lugar para devastação" (19:6).

"Eis, dias vêm... em que suscitarei a David um renovo justo, que reinará como Rei. Naqueles dias, Judá será salvo, e Israel habitará em segurança. ... Por isso, eis que vêm os dias... em que não dirão mais... Farei vir o mal sobre eles no ano da visitação deles. ... No fim dos dias entendereis com inteligência" (23:5, 6, 7, 12, 20).

"Eis, dias vêm... em que serão trazidos. ... Ah!... grande é este dia, e não haverá como este. ... Será, naquele dia... que quebrarei o jugo... e as ligaduras arrancarei" (30:3, 7, 8).

"Haverá um dia em que clamarão os vigias no monte de Efraím: Erguei-vos, subamos a Sião, à casa de JEHOVAH nosso Deus. ... Eis, dias vêm... em que firmarei um novo pacto. ... Eis, dias vêm... em que será edificada a cidade para JEHOVAH" (31:6, 27, 31, 38).

"Dias vêm... em que firmarei a boa palavra. ... Naqueles dias, e naquele tempo, farei germinar para David um renovo justo. "aqueles dias Judá será salvo" (33:14, 15, 16).

"Farei vir palavras... contra esta cidade para o mal... naquele dia. A ti, porém, farei escapar naquele dia" (39:16, 17).

"Esse dia para o Senhor Jehovih Zebaoth [será] dia de vingança, fará vingança aos seus inimigos. ... O dia da ruína... vem sobre eles, o tempo da visitação deles" (46:10, 21).

"Por causa do dia que vem para devastar" (47:4).

"Farei vir sobre ele... o ano da visitação. ... Todavia restaurarei o seu cativeiro no fim dos dias" (48:44, 47).

"Farei vir a ruína sobre eles no tempo da visitação deles. ... Cairão seus jovens nas praças, e todo varão de guerra será cortado naquele dia. ... No fim dos dias restaurarei o cativeiro" deles (49:8, 26, 39).

"Naqueles dias e naquele tempo... virão os filhos de Israel... e os filhos de Judá juntamente... e buscarão JEHOVAH seu Deus. ... Naqueles dias e naquele tempo... buscar-se-á a iniqüidade de Israel, e não se achará. ... Ai deles, porque veio o dia deles, o tempo de sua visitação" (50:4, 20, 27, 31).

"Vaidade elas são, obra de enganos, no tempo da visitação deles, perecerão" (51:18).

Em Ezequiel:

"O fim vem, o fim vem... Vem a manhã sobre ti... Vem o tempo, está próximo o dia de tumulto. ... Eis o dia, eis que vem, saiu a manhã, floresceu a vara, germinou a violência. ... Chega o dia, chega o tempo... sobre toda a sua multidão. ... Nem a prata nem o ouro os farão escapar no dia da ira de JEHOVAH" (7:6, 7, 10, 12, 19).

Diziam do profeta: "A visão que ele vê acontecerá depois de muitos dias; para tempos longínquos ele profetiza" (12:27).

"Não permanecerão firmes na guerra, no dia da ira de JEHOVAH" (13:5).

"Tu, ó ímpio traspassado, príncipe de Israel, cujo dia vem, no tempo do fim da iniqüidade" (21:29).

"A cidade que derrama o sangue em seu meio, para que venha o seu tempo; e fizeste aproximar os dias, para que venha aos teus anos" (22:3, 4).

"Não será no dia em que eu tirar deles a força? Naquele dia virá a ti o que escapar, para te dar informação em teus ouvidos. Naquele dia será aberta a tua boca com o que escapou" (24:25, 26, 27).

"Naquele dia farei crescer um chifre para a casa de Israel" (29:21).

"Lamentai! Ah, dia!, pois está próximo o dia de JEHOVAH, próximo o dia de JEHOVAH, dia de nuvem, tempo das nações será. ... Naquele dia sairão de Mim os mensageiros" (30:2, 3, 9).

"No dia em que houveres de descer ao inferno" (31:15).

"Eis, buscarei Meu rebanho... no dia em que ele estará no meio do rebanho... e os arrebatarei de todos os lugares onde foram dispersos, no dia de nuvem e de escuridão" (34:11, 12).

"No dia em que vos terei limpado de todas as vossas iniqüidades" (36:33).

"Profetiza e dize: No dia em que o meu povo Israel se assentará em segurança, não saberás? ... Na posteridade dos dias te farei conduzir à Minha terra. ... Naquele dia, no dia em que Gog virá sobre a terra. No Meu zelo, no fogo de minha inflamação, se não neste dia, terá havido um grande tremor de terra sobre a terra de Israel" (38:14, 16, 18, 19).

"Eis que vem... esse dia de que falei. ... Será naquele dia que darei a Gog um lugar de sepulcro na terra de Israel;... para que a casa de Israel saiba que Eu, [sou] JEHOVAH seu Deus, desde aquele dia em diante" (39:8, 11).

Em Daniel:

"Deus no céu revelou os segredos... que será o futuro na posteridade dos dias" (2:28).

"Chegou o tempo em que os santos consolidassem o reino" (7:22).

"Atende... porque a visão é para o tempo do fim. ... Disse: Eis, Eu te farei saber qual é o futuro na extremidade da ira, porque no tempo estabelecido será o fim. A visão da tarde e da manhã... é verdade; tu... oculta a visão, porque será para muitos dias" (8:17, 19, 26).

"Vim para te fazer entender o que sobrevirá ao teu povo no fim dos dias, pois a visão é ainda para dias" (10:14, 15).

"Os entendidos... serão provados, para serem purificados e limpos, até o tempo do fim, pois é ainda para o tempo estabelecido" (10:35).

"Naquele tempo surgirá Miguel, o grande príncipe, que se posta em favor de teu povo, e será um tempo de angústia tal como nunca existiu, desde que houve nação. Nesse tempo, também, será liberto o teu povo, todo aquele que se achar inscrito no livro" (12:1).

"Tu, Daniel, cerra as palavras, e sela o livro até o tempo do fim. ... Mas desde o tempo em que o [sacrifício] contínuo for removido, e existir a abominação devastadora, haverá mil, duzentos e noventa dias. ... Levantarás na tua sorte no fim dos dias" (12:4, 9, 11, 13).

Em Oséias:

"Farei findar o reino da casa de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel. ... Grande [será] o dia de Israel" (1:4, 5, 11).

"Naquele dia... chamarás: Meu Marido. ... Farei com eles uma aliança naquele dia. ... Naquele dia darei ouvidos" (2:16, 18, 21).

"Tornarão os filhos de Israel, e buscarão JEHOVAH Deus... e a David o seu rei... no fim dos dias" (3:5).

"Eis, naqueles dias, e naquele tempo, que os restaurarei" (4:1 [?]).

"Ide, e voltemo-nos para JEHOVAH... nos vivificará depois de dois dias, e no terceiro nos levantará, e viveremos diante d’Ele" (6:1, 2).

"Vêm os dias da visitação, vêm os dias da retribuição" (9:7).

Em Joel:

"Ah, dia!, porque está próximo o dia de JEHOVAH, e virá de como uma devastação de Schaddai" (1:15).

"Vem o dia de JEHOVAH, está próximo o dia de trevas e de escuridão, dia de nuvem e de obscuridade. ... Grande é o dia de JEHOVAH, e mui terrível, e quem o suportar?" (2:1, 2, 11).

"Sobre os servos e escravos derramarei naqueles dias o Meu espírito. ... O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o dia de JEHOVAH, grande e terrível" (2:29, 31).

"Naqueles dias, e naquele tempo... congregarei todas as nações. Está próximo o dia de JEHOVAH. ... Acontecerá naquele dia que os montes destilarão mosto" (3:1, 14, 18).

Em Obadias:

"Naquele dia... farei perecer os sábios de Edom. Não te alegravas sobre [eles], no dia do aniqüilamento deles... No dia da angústia deles. ... Pois está próximo o dia de JEHOVAH sobre todas as nações" (vers. 8, 12, 13, 14, 15).

Em Amós:

"O de coração forte... fugirá nu naquele dia" (2:16).

"No dia em que hei de visitar as prevaricações de Israel sobre ele" (3:14).

"Ai dos que desejam o dia de JEHOVAH. Que será para vós o dia de JEHOVAH? Ele será de trevas e não de luz. Não será de treva o dia de JEHOVAH, e não de luz? E de escuridão, e nenhum esplendor nele?" (5:18, 20).

"Lamentarão os cânticos no templo naquele dia. Naquele dia ... farei que o se ponha ao meio-dia; e escurecerei a terra num dia de luz. Naquele dia as virgens formosas desmaiarão e os jovens terão sede" (8:3, 9, 13).

"Naquele dia erguerei as tendas caídas de David. Eis que vêm os dias... para que os montes destilem mosto" (9:11, 17).

Em Miquéias:

"Naquele dia... se lamentará... em assolação fomos assolados" (2:4).

"No fim dos dias será o monte da casa de JEHOVAH estabelecido por cabeça dos montes. No dia... juntarei a que coxeia" (4:1, 6).

"Naquele dia... aniqüilarei os teus cavalos... e os teus carros" (5:10).

"Vem o dia dos teus espiões, de tua visitação. Dia que avança para edificar as muralhas. Nesse dia até ti virá" (7:4, 11, 2).

Em Habacuque:

"A visão é ainda para um tempo marcado, e será anunciado no fim;... se demorar, espera-o, porque vindo virá, não demorará" (2:3).

"JEHOVAH... no meio dos anos faze a Tua obra; no meio dos anos faze-a conhecida... Deus virá" (3:2).

Em Sofonias:

"Está próximo o dia de JEHOVAH. No dia do sacrifício de JEHOVAH visitarei os príncipes, e os filhos do rei. Naquele dia... haverá voz de clamor. Naquele tempo examinarei Jerusalém com lanternas. Próximo está o grande dia de JEHOVAH. Dia de inflamação será esse dia; dia de angústia e de aperto; dia de assolação e de devastação; dia de trevas e de escuridão; dia de nuvem e de obscuridade; dia de buzina e de clangor. No dia da inflamação de JEHOVAH, será consumida toda a terra, e farei apressada consumação de todos os habitantes da terra" (1:7, 8, 9, 10, 12, 14, 15, 16, 18).

"Quando ainda não veio sobre vós... o dia da ira de JEHOVAH. Talvez vos escondereis no dia da ira de JEHOVAH" (2:2, 3).

"Esperai-Me... até que se levante o meu dia para a presa, pois é o Meu juízo. Naquele dia não te envergonharás... de tuas obras. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas. Exterminarei os teus opressores naquele tempo. Naquele tempo vos farei vir. Naquele tempo vos congregarei, porque vos darei por nome e por louvor" (3:11, 16, 19, 20).

Em Zacarias:

"Então se ajuntarão muitas nações a JEHOVAH naquele dia" (2:11).

"Removerei a iniqüidade da terra ... em um só dia. Naquele dia, clamareis, um varão ao seu companheiro, sob a videira e sob a figueira" (3:9, 10).

"Naqueles dias... pegarão dez varões na orla da veste de um varão judeu" (8:23).

"JEHOVAH Deus os preservará deles naquele dia como ao rebanho de Seu povo" (9:16).

A Minha aliança "foi rompida naquele dia" (11:11).

"Naquele dia porei Jerusalém como pedra pesada para todo o povo. Naquele dia... ferirei todo cavalo com espanto. Naquele dia porei os líderes de Judá como fornalha de fogo na lenha. Naquele dia, JEHOVAH protegerá os habitantes de Jerusalém. Naquele dia procurarei destruir todas as nações. Naquele dia crescerá o pranto em Jerusalém" (12:3, 4, 6, 8, 9, 11).

"Naquele dia será aberta uma fonte para a casa de David e para os habitantes de Jerusalém. Acontecerá naquele dia... que aniqüilarei os nomes dos ídolos na terra. Naquele dia os profetas se envergonharão" (13:1-4).

"Eis que vem o dia de JEHOVAH. Estarão os Seus pés, naquele dia, sobre o Monte das Oliveiras. Naquele dia não haverá luz nem esplendor... Um dia que será conhecido de JEHOVAH; não dia, nem noite, para o tempo da tarde haverá luz. Naquele dia sairão águas vivas de Jerusalém. Naquele dia JEHOVAH será um, e Seu nome um. Naquele dia haverá grande tumulto de JEHOVAH. Naquele dia estará sobre os cincerros dos cavalos: Santidade a JEHOVAH. Não haverá mais cananeu na casa de JEHOVAH... naquele dia" (14:1, 4, 6-9, 13, 20-21).

Em Malaquias:

"Quem suportará o dia de Seu advento, e quem subsistirá, quando aparecer? Para que sejam para Mim, naquele dia que faço, um tesouro. Eis que vem um dia que arde como forno. Eis que Eu vos envio Elias, o profeta, antes que venha o grande e terrível dia de JEHOVAH" (3:2, 17; 4:1, 5).

Em David:

"Florescerá naquele dia o justo, e muita paz... e dominará de mar a mar, e do rio até o fim da terra" (Salmo 72:7, 8).

Além de outros lugares.

 

5. Nestas passagens, pelo "dia" e pelo "tempo" se entende o advento do Senhor. Pelo "dia" ou "tempo de treva", "de escuridão", "de obscuridade", "não de luz", "de devastação", "do fim da iniqüidade", "de aniqüilamento", se entende o advento do Senhor, quando Ele não seria mais conhecido" e, daí, quando nada mais restasse da Igreja. Pelo "dia cruel", "terrível", "de inflamação", "de ira", "de tumulto", "de visitação", "de sacrifício", "de retribuição", "de angústia", "de guerra" e "de clamor", se entende o advento do Senhor para o julgamento. Pelo "dia em que somente JEHOVAH será exaltado"; em que "será um e Seu nome um"; em que "haverá um renovo de JEHOVAH em honra e glória"; em que "florescerá o justo"; em que "vivificará"; em que "buscará seu rebanho"; em que "farpa uma nova aliança"; em que "os montes destilarão mosto"; em que "sairão águas vivas de Jerusalém"; em que "olharão para o Deus de Israel", e muitas coisas semelhantes, se entende o advento do Senhor para instaurar uma nova igreja, que O reconheça como Redentor e Salvador.

 

6. Pode-se acrescentar a estas algumas passagens que falam mais abertamente sobre o advento do Senhor, as quais são:

"O Senhor mesmo vos dá um sinal: Eis que a virgem conceberá e parirá um Filho, e chamar-se-á Seu nome Deus conosco". (Isa. 7:14; Mat. 1:22, 23).

"Um Menino nos nasceu, um filho se nos deu, sobre cujo ombro está o principado; e chamar-se-á Seu nome Maravilhoso, conselheiro, Deus, Herói, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Para multiplicar o principado e a paz, não haverá fim, sobre o trono de David, e sobre seu reino, para o estabelecer... em juízo e em justiça, desde agora e para sempre" Isa. 9:5, 6).

"Sairá uma vara do tronco de Jessé, e um rebento de sua raiz dará fruto... Repousará sobre Ele o espírito de JEHOVAH, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de virtude. ... A justiça será o cinto dos Seus lombos, e a verdade o cinto de Suas coxas. ... Acontecerá, pois, naquele dia, que as nações buscarão a raiz de Jessé, que está para sinal dos povos; e será o repouso a Sua glória" (Isa. 11:1, 2, 5, 10).

"Enviai o Cordeiro do dominador da terra, desde a pedra, para o deserto, até ao monte da filha de Sião. ... Firmado está o trono pela misericórdia, e se assentará nele em verdade no tabernáculo de Davi, um que julga e busca o juízo, e que apressa a justiça" (Isa. 16:1, 5).

"Dir-se-á naquele dia: Eis aqui o nosso Deus, a quem esperávamos, para que nos libertasse; aqui está JEHOVAH, a quem esperávamos; exaltemo-nos e nos alegremos em Sua salvação" (Isa. 25:9).

"Voz do que clama no deserto: Preparei um caminho a JEHOVAH, aplanai no ermo uma vereda ao nosso Deus. ... Pois será revelada a glória de JEHOVAH, e toda a carne verão juntamente. ...Eis, o Senhor Jehovih vem em força, e o Seu braço dominará por Ele; eis a Sua recompensa consigo. ...Como o pastor apascenta o seu rebanho" (Isa. 40:3, 5, 10, 11).

"O Meu Eleito, em quem a Minha alma se apraz. ...Eu, JEHOVAH, Te chamei em justiça, ... e Te darei por aliança ao povo, e por luz às nações; para abrir os olhos aos cegos, para tirar do cárcere o ligado, da casa da clausura os que se assentam em trevas. Eu, JEHOVAH, este é o Meu nome; a Minha glória a outro não darei" (Isa. 42:1, 6-8).

"Quem creu em nossa palavra? e o braço de JEHOVAH, sobre quem foi revelado?... Nenhuma forma Ele tem... nós O vimos, mas sem aparência... nossas doenças Ele levou, e nossas dores portou" (Isa. 53:1, 2, 4).

"Quem é Este que vem de Edom, de Bozra com as vestes salpicadas... que avança na multidão de Sua força? ... Que falo em justiça, grande para salvar... Porque o dia da vingança está em Meu coração, e o ano dos meu redimidos chegou. ... Assim Se fez Salvador para eles" (Isa. 63:1, 4, 8).

"Eis que vêm os dias... quando suscitarei a David um renovo justo, que reine como Rei, e prospere, e que faça juízo e justiça na terra; ... e este é o nome pelo qual o chamarão: JEHOVAH justiça nossa" (Jer. 23:5, 6; 33:15, 16).

"Exulta muito, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém! Eis que o teu Rei a ti vem, Ele, justo e salvo... fala de paz às nações; Seu domínio será de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra" (Zac. 9:9, 10).

"Jubila e alegra-te, filha de Sião; eis... Eu venho, para que habite em teu meio;... então se ajuntarão muitas nações à JEHOVAH naquele dia, e Me serão por povo" (Zac. 2:10, 11).

"Tu, Belém Efrata, pouco és, ainda que seja entre as milhares de Judá, de ti Me sairá o que será Dominador em Israel, e cujas saídas são desde o antigo, desde os dias da eternidade... Ele permanecerá e apascentará na força de JEHOVAH" (Miq. 5:2, 4).

"Eis, Eu envio o Meu anjo, que preparará o caminho adiante de Mim, e de súbito virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo da aliança, a quem vós desejais, eis que vem... Quem suportará o dia do Seu advento? ... Eis, eu vos envio Elias, o profeta, antes que venha o dia de JEHOVAH, grande e terrível" (Mal. 3:1, 2; 4:5).

"Vi... e eis, com as nuvens dos céus, um como o Filho do homem que vem, a Quem foi dado o domínio, e a glória, e o reino, e todos os povos, e nações O honrarão; Seu domínio será um domínio de séculos, que não passará, e o Seu reino, um que não perecerá. ...E todos os domínios o honrarão, e a Ele obedecerão" (Dan. 7:13, 14, 27).

"Setenta semanas foram determinadas sobre o teu povo, e sobre a cidade de tua santidade, para consumar a prevaricação... e para selar a visão e o profeta, e para ungir o santo dos santos. Sabe, pois, e percebe, desde a saída da Palavra para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Príncipe Messias, sete semanas" (Dan. 9:24, 25).

"Porei no mar a Sua mão, e nos rios a Sua destra; Ele Me chamará: Tu és Meu Pai, Meu Deus, e Pedra de Minha salvação. Eu O farei também primogênito, alto mais que os reis da terra. ... Porei na eternidade a Sua semente, e o Seu trono como nos dias dos céus" (Sal. 89:25-27, 29).

"Dito de JEHOVAH ao Meu Senhor: Assenta-Te à Minha destra, até que ponha Teus inimigos por escabelo de Teus pés. O cetro da Tua força JEHOVAH enviará de Sião, [para] dominar no meio dos Teus inimigos. ... Tu, Sacerdote na eternidade, conforme o modo de Melquisedeque." (Sal. 110:1-2, 4; Mat. 22:44; Luc. 20:42).

"Eu ungi o Meu Rei sobre Sião, o monte de Minha santidade. Anunciarei por estatuto, JEHOVAH disse a Mim: Meu Filho és Tu, Eu hoje Te gerei... darei as nações por herança Tua, e por Tuas possessões as extremidades da terra. ... Beijai o Filho, para que não Se ire, e pereçais no caminho... Bem-aventurado todos os que confiam nEle" (Sal. 2:6-8, 12).

"...Certamente O fizeste carecer um pouco menos que os anjos, mas de glória e de honra O coroaste; fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos; todas as coisas puseste sob os Seus pés" (Sal. 8:5, 6).

"Lembra-Te, JEHOVAH, de David, que jurou a JEHOVAH, fez voto ao Poderoso de Jacob: Se eu entrar nas tendas de minha casa, se eu subir no estrado de meu leito, se eu der sono aos meus olhos, ... antes que venha ao lugar de JEHOVAH, ao habitáculo do Poderoso de Jacob. Eis que ouvimos sobre Ele em Efrata, encontramo-Lo nos campos da selva; entraremos no Seu habitáculo, curvaremo-nos no escabelo dos Seus pés. ... Teus sacerdotes se vestem de justiça, e Teus santos jubilam" (132:1-7, 9).

Mas são poucas as citações feitas aqui.

 

7. Que toda a Escritura Santa tenha sido escrita sobre o Senhor, somente, pode-se verificar mais plenamente pelo que vai ser dito na seqüência, principalmente pelas coisas que serão referidas no livreto "Da Escritura Santa". Daí, e de nenhuma outra parte, é que vem a santidade da Palavra. Isso é o que se entende, também, por estas palavras no Apocalipse:

"O testemunho de Jesus é o espírito de profecia" (19:10).

 

 

"O Senhor cumpriu todas as coisas da Lei" quer dizer que Ele cumpriu toda a Palavra

 

8. Muitos hoje acreditam que, onde se diz do Senhor que Ele cumpriu a Lei, se entende que Ele cumpriu todos os preceitos do Decálogo, e que, assim, Se fez justiça e também justificou os homens do mundo por essa fé. Entretanto, não é isso que se entende, mas que Ele cumpriu todas as coisas que foram escritas a Seu respeito na Lei nos Profetas, isto é, em toda a Escritura Santa, porque ela trata somente dEle, como foi dito no capítulo acima. A razão por que muitos hoje crêem diferentemente tem como causa o fato de não terem examinado as Escrituras e não terem visto o que ali se entende pela "Lei". Ali, pela "Lei" se entende, no sentido restrito, os dez preceitos do Decálogo; num sentido mais amplo, todas as coisas que foram escrita por Moisés em seus cinco livros; e num sentido amplíssimo, toda a Palavra. Que pela "Lei" num sentido restrito sejam entendidos os Dez preceitos do Decálogo, isto é sabido.

 

9. Que pela "Lei" num sentido mais amplo sejam entendidas todas as coisas que foram escrita por Moisés em seus cinco livros, vê-se pelas seguintes passagens. Em Lucas:

Abrahão disse ao rico no inferno:

"Eles têm Moisés e os Profetas, ouçam-nos... Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, não serão persuadidos, ainda que algum dos mortos ressurja" (16:29, 31).

Em João, Filipe disse a Natanael:

"Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e nos Profetas" (1:46).

Em Mateus:

"Não julgueis que Eu tenha vindo para anular a Lei e o Profeta; não vim para anular, mas para cumprir" (5:17).

No mesmo:

"Todos os Profetas e a Lei profetizaram até João" (11;13).

Em Lucas:

"A Lei e os Profetas [duraram] até João; a partir de agora o reino de Deus é anunciado" (16:16).

Em Mateus:

"Todas as coisas que quereis que os homens vos façam, fazei-lhes vós também; esta... é a Lei e os Profetas" (7:12).

No mesmo:

"Jesus... disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e em toda a tua alma... e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem a Lei e os Profetas" (22:37, 39, 40).

Nesses lugares, por "Moisés e Profetas", e também por "Lei e Profetas" são entendias todas as coisas que foram escritas nos livros de Moisés e nos livros dos Profetas. Que pela "Lei" em particular se entendam todas as coisas que foram escritas por Moisés, é evidente ainda por isto, em Lucas:

"Completaram-se os dias da purificação conforme a Lei de Moisés; trouxeram" Jesus "a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor, que todo macho que abre o útero seja chamado santo ao Senhor, e para darem em sacrifício conforme foi dito na Lei do Senhor, um par de rolinhas, e dois filhotes de pombas. ... E os pais levaram... Jesus ao templo, para fazerem por Ele conforme o costume da Lei. ... Quando cumpriam todas as coisas conforme a Lei do Senhor"... (2:22-24, 27, 39).

Em João:

"Na Lei... Moisés... ordenou apedrejar tais" (8:5).

No mesmo:

"A Lei foi dada por Moisés" (1:7).

Daí é evidente que ora se diz "Lei", ora "Moisés", onde se trata das coisas que são escritas em seus livros. (Como também em Mat. 8:4; Mc. 10:2-4; 12:19; Luc. 20:28, 37; Jo. 3:14; 7:19, 51; 8:17; 19:7). Muitas coisas que foram mandadas por Moisés são também chamadas "Lei", como o que se disse sobre os holocaustos (Lev. 6:9; 7:37), os sacrifícios (Lev. 6:25; 7:1-11), as ofertas de manjares (Lev. 6:14), a lepra (Lev. 14:2), o ciúme (Núm. 5:29, 30) e do nazireado (Núm. 6:13, 21). E Moisés mesmo chama os seus livros "a Lei":

"Escreveu... Moisés esta Lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, os que carregavam a arca da aliança de JEHOVAH", e disse-lhes: "Recebendo o Livro desta Lei, depositai-o ao lado da arca da aliança de JEHOVAH" (Deut. 31:9, 11, 26).

Foi depositado do lado da arca, porque dentro da arca estavam as tábuas de pedra, que, no sentido restrito, são a Lei. Os livros de Moisés são depois chamados "Livro da Lei":

"Disse Hilquias, o sumo sacerdote, a Shafan, o escriba: Achei o Livro da Lei na casa de JEHOVAH. ...Quando o Rei ouviu as palavras do Livro da Lei, rasgou as suas vestes" (II Re. 22:8).

10. Que pela "Lei", no sentido mais amplo, se entenda toda a Palavra, pode-se ver por estas passagens:

Jesus disse: "Porventura não está escrito em vossa Lei: Eu disse: Sois deuses?" (Jo. 10:34);

isto está escrito no Salmo 82:6.

"A multidão respondeu... Nós ouvimos da Lei que o Cristo permanecerá para sempre" (Jo. 12:34);

isto está escrito nos Salmos 89:29; 110:4; e em Daniel 7:11, 14.

"Para que se cumprisse a palavra escrita na Lei deles: Tiveram ódio de Mim sem causa" (Jo. 15:25);

isto está escrito no Salmo 25:19.

Disseram os fariseus: "Acaso algum dos principais creu n’Ele? Mas essa multidão, que não sabe a Lei [é maldita]" (Jo. 7:48, 49).

"É mais fácil... passar o céu e a terra, do que cair um til da Lei" (Luc. 16:7).

Pela "Lei", aqui, entende-se toda a Sagrada Escritura.

 

11. Que "o Senhor cumpriu toda a Lei" queira dizer que Ele cumpriu toda a Palavra, é evidente pelas passagens onde se diz que por Ele a Escritura foi cumprida, e que todas as coisas foram consumadas, como por estas:

Jesus "entrou... na sinagoga, e levantou[-Se] para ler. Então Lhe trouxeram o livro do profeta Isaías; e desenrolou o livro, e achou a passagem... escrita: O Espírito do Senhor está sobre Mim, pois que Me ungiu, enviou-Me para evangelizar os pobres, para curar os contritos de coração, para anunciar a remissão dos cativos, e a visão dos cegos, e para pregar o ano aceitável do Senhor. Em seguida, enrolando o livro... e disse: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos" (Luc. 4:16-21).

"Examinai as Escrituras... e elas testificam de Mim" (Jo. 5:39).

"Para que se cumprisse a Escritura: O que comeu pão comigo levantou sobre Mim o calcanhar" (Jo. 13:8).

"Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura" (Jo. 17:12).

"Para que se cumprisse a Palavra, que disse: Dos que Me deste, não perdi deles nenhum" (Jo. 18:9).

"Disse Jesus" a Pedro: "Esconde a tua espada no lugar...; como então se cumpririam as Escrituras, que assim convém que se faça?... Isto... tudo aconteceu para se cumprissem as Escrituras dos profetas" (Mat. 26:52, 54, 56).

"O Filho do homem vai, como está escrito sobre Ele... para que se cumpram as Escrituras" (Mc. 14:21, 49).

"Assim se cumpriu a Escritura, que disse... Com os ímpios foi contado" (Mc. 15:28; Luc. 22:37).

"Para que a Escritura se cumprisse... Dividiram consigo Minha vestimenta, e sobre Minha túnica lançaram sorte" (Jo. 19:24).

"Depois disso, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura..." (Jo. 19:28).

"Quando... tomou o vinagre, Jesus disse: Está consumado" isto é, cumprido. (Jo. 19:30).

"Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: Um osso d’Ele não quebrareis. E, de novo, outra Escritura disse: Verão a Quem traspassaram" (Jo. 19:36, 37).

Além de outros lugares, onde são citadas passagens dos Profetas e não se diz ao mesmo tempo que a Lei ou a Escritura fosse cumprida. Que toda a Palavra tenha sido escrita a respeito d’Ele, e que tivesse vindo ao mundo para a cumprir, foi o que Ele ensinou também aos discípulos, antes que Se fosse, por estas palavras:

Jesus disse aos discípulos: "Néscios e tardos de coração para crer em todas as coisas que foram faladas pelos profetas. Porventura não convinha que o Cristo sofresse isso, e entrasse na glória? E começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou para eles todas as Escrituras a Seu respeito" (Luc. 24:25-27).

E, adiante:

Jesus disse aos discípulos: "Estas são as palavras que falei a vós, quando ainda estava convosco, que convinha cumprir todas as coisas que foram escritas na Lei de Moisés e nos Profetas e Salmos sobre Mim" (Luc. 24:44, 45).

Que o Senhor tenha cumprido no mundo todas as coisas da Palavra, até as mais singulares dali, vê-se por essas Suas palavras:

"Amém vos digo, ainda que o céu e a terra passem, nem um iota ou um til passará da Lei, até que todas as coisas aconteçam" (Mat. 5:18).

Por aí se pode ver claramente agora que por essa expressão, que o Senhor cumpriu todas as coisas da Lei, não se entende que Ele cumpriu todos os preceitos do Decálogo, mas todas as coisas da Palavra.

 

 

 

O Senhor veio ao mundo para subjugar os infernos e glorificar o Humano, e a paixão da cruz foi o último combate, pelo qual venceu plenamente os infernos e plenamente glorificou Seu Humano.

 

12. Sabe-se na Igreja que o Senhor venceu a morte, pela qual se entende o inferno, e que depois subiu ao céu em glória. Mas ainda não se sabe o Senhor, por meio dos combates, que são tentações, venceu a morte ou inferno e, ao mesmo tempo, por esse meio, glorificou o Seu Humano, e que a paixão da cruz foi o último combate ou tentação, pela qual venceu e glorificou [o Humano]. A esse respeito se trata muitas vezes nos Profetas e em David [Salmos], mas não tantas vezes nos Evangelhos. Nesses, as tentações que suportou desde a infância são descritas, em sumário, pelas Suas tentações no deserto e, depois, as que vieram do diabo; por último, pelas que passou no Gethsemani e na cruz. Sobre as tentações no deserto e, depois, pelo diabo, veja-se em Mat. 4:1-11; Mc. 1:12, 13; Luc. 4:1-13. Por essas, porém, se entendem todas as outras, até às últimas. Sobre isso, Ele não revelou muitas coisas aos discípulos, porque foi dito em Isaías:

"Suportou o degredo... todavia não abriu a Sua boca; como cordeiro para a matança... e como a ovelha diante dos seus tosquiadores, emudeceu, e não abriu a Sua boca" (53:7).

Sobre Suas tentações no Gethsemani, veja-se em Mat. 26:36-44; Mc. 14:32-42; Luc. 22:39-46. E sobre as tentações na cruz, em Mat. 27:33-50; Mc. 15:22-37; Luc. 23:33-49; e Jo. 19:17-34. As tentações não são outra coisa senão o combate contra os infernos. Sobre as tentações ou combates do Senhor, veja-se a obra Nova Jerusalém e Sua Doutrina Celeste, editada em Londres, n. 201 e 302. E sobre as tentações em geral, n. 187-200 naquele livro.

 

13. Que o Senhor, pela paixão na cruz, tenha vencido plenamente os infernos, Ele o ensina em João:

"Agora é o juízo deste mundo; agora o príncipe deste mundo será lançado fora" (12:31);

essas palavras o Senhor falou quando ia sofrer a paixão da cruz. No mesmo:

"O príncipe deste mundo está julgado" (16:11).

No mesmo:

"Confiai. Eu venci o mundo" (16:33).

E em Lucas:

"Disse Jesus: Vi Satanás como caindo do céu como raio" (10:18).

Por "mundo", "príncipe do mundo", "Satanás" e "diabo" se entende o inferno. Que o Senhor, pela paixão da cruz, também tenha glorificado plenamente o Seu Humano, Ele o ensina em João:

"Depois que" Judas "saiu, disse Jesus: Agora é glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado n’Ele. Se Deus é glorificado nEle, também Deus O glorificará em Si mesmo, e logo O glorificará" (13:31, 32).

No mesmo:

"Pai, chegou a hora. Glorifica o Teu Filho, para que também o Filho glorifique a Ti" (17:1).

No mesmo:

"Agora Minha alma está turbada", e disse: "Pai, glorifica o Teu nome; e saiu uma voz do céu: E glorifiquei, e de novo glorificarei" (12:27-28).

Em Lucas:

"Não convinha que o Cristo sofresse isso, e entrasse na Sua glória" (24:26).

Estas coisas foram ditas a respeito da paixão. A glorificação é a união do Divino com o Humano, pelo que foi dito: "E Deus O glorificará em Si mesmo".

 

14. O Senhor veio ao mundo para repor na ordem todas as coisas nos céus e, daí, nas terras, e fez isto por meio de lutas contra os infernos, que então infestavam todo homem que nascia no mundo e saía do mundo. Por esse ato Ele Se fez Justiça e salvou os homens, os quais, sem isso, não poderiam ser salvos. Isto foi predito em muitas passagens nos Profetas, das quais serão trazidas algumas.

[2] Em Isaías:

"Quem é Este que vem de Edom, de Bozra com as vestes salpicadas? Este, honroso em Sua vestimenta, que avança na multidão de Sua força? Eu, que falo em justiça, grande para salvar. Por isso estás vermelho quanto às Tuas vestes, e Tuas vestes como as do que pisa no lagar. Sozinho Eu pisei no lagar, e, do povo, nenhum varão comigo. Por causa disso pisei-os na Minha ira, e os espezinhei na Minha inflamação. Donde a vitória sobre eles espargiu as Minhas vestes... Porque o dia da vingança está em Meu coração, e o ano dos Meus redimidos chegou. Meu braço Me trouxe salvação; fiz descer em terra a vitória dolos. Disse: Eis, eles são Meu povo, filhos... Assim Se fez Salvador para eles. ... Por Seu amor e por Sua clemência Ele os redimiu" (Isa. 63:1-9).

Essas palavras tratam dos combates do Senhor contra os infernos. Pela "veste" que era vermelha e na qual estava honroso se entende a Palavra, à qual o povo judeu fez violência. O combate mesmo contra os infernos, e a vitória sobre eles, se descreve por esta expressão: "que os pisou na Sua ira, e os espezinhou na Sua inflamação". Que o Senhor tenha combatido sozinho, por Seu próprio poder, descreve-se por estas palavras: "Do povo, nenhum varão comigo; Meu braço Me trouxe a salvação; fiz descer à terra a vitória sobre eles". Que, por esse meio, Ele os tenha salvado e redimido, descreve-se por estas palavras: "Assim tornou-Se para eles Salvador. Por Seu amor e por sua clemência Ele os redimiu". Que esta tenha sido a causa do Seu advento, descreve-se por estas palavras: "O dia da vingança está em meu coração e o ano dos Meus redimidos chegou".

[3] Em Isaías:

"Viu que ninguém havia, e admirou[-Se] de que não houvesse quem intercedesse, pelo que Seu braço Lhe trouxe salvação, e a Sua justiça O ergueu; assim vestiu a justiça como couraça, e o capacete da salvação sobre a Sua cabeça, e vestiu as vestes da vingança, e como manto teceu [para] Si o zelo; ... então veio a Sião o Redentor" (59:16, 17, 20).

Estas palavras também tratam dos combates do Senhor contra os infernos, quando estava no mundo. Que, por Seu próprio poder, tenha combatido contra eles, entende-se por estas palavras: "Viu que ninguém havia, pelo que Seu braço Lhe trouxe salvação". Que, assim, Se tenha feito justiça, por estas: "Sua justiça O ergueu; assim vestiu a justiça como couraça". Que dessa maneira os tenha redimido, por estas: "então veio a Sião o Redentor".

[4] Em Jeremias:

"Eles ficaram consternados... os fortes deles foram contundidos... em fuga fugiram, nem olharam para trás. ...Esse dia é para o Senhor JEHOVAH Zebaoth dia de vingança, para fazer vingança aos seus adversários, e para que a espada devore, e fique saciada" (46:5, 10);

o combate do Senhor contra os infernos, e a vitória sobre eles, é descrita aqui pelas expressões "ficaram consternados", "os fortes dentre eles, contundidos, em fuga fugiram, e não olharam para trás". Os "fortes deles" e os "adversários" são os infernos, porque todos lá têm ódio ao Senhor. Por causa disso, o Seu advento ao mundo é entendido por estas palavras: "Esse dia é para o Senhor JEHOVAH Zebaoth dia de vingança, para fazer vingança aos seus adversários".

[5] Em Jeremias:

"Caem os jovens nas praças, e todos os varões de guerra serão cortados naquele dia" (49:26).

Em Joel:

"JEHOVAH proferiu uma palavra... perante Seu exército; ... Grande dia de JEHOVAH, muito terrível. Quem o suportará?" (2:11).

Em Sofonias:

"No dia do sacrifício de JEHOVAH visitarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os vestidos de trajes estrangeiros naquele dia, dia de angústia... dia de trombeta e de clangor" (1:8, 15, 16).

Em Zacarias:

"JEHOVAH sairá, e combaterá contra as nações... como o dia em que Ele combater no dia da batalha... Estarão os Seus pés, naquele dia, sobre o Monte das Oliveiras, que está perante as faces de Jerusalém. ... Então fugireis nos vales dos Meus montes. ...Naquele dia não haverá luz e esplendor. ... JEHOVAH, porém, será por Rei sobre toda a terra; naquele dia, JEHOVAH será Um, e o Seu nome, Um" (14:3-6, 9).

Nessas passagens também se trata dos combates do Senhor. Por "Seu dia" se entende o Seu advento; o "Monte das Oliveiras, que está perante as faces de Jerusalém" era onde o Senhor costumava ficar (Veja-se Mc. 13:3; 14:26; Luc. 21:37; 22:39; Jo. 8:1; e em outros lugares).

[6] Em David:

"Cercaram-Me cordas da morte... cordas do inferno Me cercaram, afrontaram-Me laços da morte; ... por isso enviou dardos... e muitos raios, e os perturbou. Perseguirei meus adversários, e os encerrarei, não retornarei até que os tenha consumido... Feri-los-ei, para que não possam se levantar. ... Cinges-Me de força para a guerra e darás... os adversários em fuga esmiuçarei como pó diante das faces do vento, como lama das praças os reduzirei" (Sal. 18:5, 14, 37-40, 42).

"Cordas" e "laços da morte" que cercaram e afrontaram significam as tentações; visto que elas vêm do inferno, são também chamadas "cordas do inferno". Essas frases e as restantes em todo esse Salmo tratam dos combates e das vitórias do Senhor, pelo que também se diz: "Pões-Me por cabeça das nações; povos que Eu não conhecera Me servirão" (vers. 44, 45).

[7] Em David:

"Cinge... tua espada sobre a coxa, ó Poderoso;... tuas flechas agudas, os povos caem sob Ti, do coração dos adversários do Rei. Teu trono ... para sempre e eternamente;... amas a justiça, pelo que Deus Te ungiu" (Sal. 45:3, 5-7);

essas coisas também se referem aos combates contra os infernos e à subjugação deles, pois em todo o salmo se trata do Senhor, isto é, de Seus combates, de Sua glorificação e da salvação dos fiéis por Ele. Em David:

"Um fogo irá diante d’Ele... inflamará os Seus adversários em redor; ... a terra verá e temerá; os montes derreterão como cera... diante do Senhor de toda a terra. Os céus anunciarão a Sua justiça, e todos os povos verão a Sua glória" (97:3-6).

Igualmente, nesse Salmo se trata do Senhor e de assuntos semelhantes.

[8] Em David:

"Dito de JEHOVAH ao meu Senhor: Assenta-Te à Minha direita, até que ponha os Teus inimigos por escabelo dos teus pés; ...dominar no meio dos teus inimigos. ...O Senhor à Tua direita feriu os reis no dia de Sua ira;... encheu de cadáveres, feriu o cabeça sobre muita terra" (Salmo 110:1, 2, 5, 6).

Que essas palavras sejam pronunciadas a respeito do Senhor, é evidente por Suas próprias palavras em Mat. 22:44; Mc. 12:36 e Luc. 20:42. Por "sentar-se à mão direita" é significada a Onipotência; pelos "inimigos" são significados os infernos; pelos "reis", os que ali estão nas falsidades do mal; "pô-los por escabelo", "feri-los no dia da ira, encher de cadáveres", significa destruir o poder deles; e por "ferir o cabeça sobre muita terra" significa destruí-los a todos.

[9] Visto que o Senhor, só, venceu os infernos, sem ajuda de anjo algum, por isso é chamado: "Herói" e "Varão de guerras" (Isa. 42:13); "Rei da glória", "JEHOVAH forte", "Herói de guerra" (Salmo 24:8); "Forte de Jacob" (Salmo 132:2); e, em muitas passagens, "JEHOVAH Zebaoth", isto é, JEHOVAH dos exércitos da guerraE o Seu advento é também chamado "Dia terrível de JEHOVAH", "cruel", "de indignação", "de inflamação", "de ira", "de vingança", "de destruição", "de guerra", "de clangor de trombetas", "de tumulto", como se pode ver pelas passagens referidas acima.

[10] Visto que o Juízo Final foi efetuado pelo Senhor, quando veio ao mundo, por meio de combates contra os infernos, e pela subjugação deles, por isso em muitas passagens se trata do juízo que Ele deveria fazer, como em David:

JEHOVAH "veio para julgar a terra; julgará o mundo em justiça, e os povos em verdade" (Salmo 96:13),

assim como em outros lugares. Essas citações vêm da Palavra profética.

[11] Na Palavra histórica, porém, coisas semelhantes foram representadas pelas guerras dos filhos de Israel com várias nações, pois que na Palavra, tanto na parte profética quanto na histórica, tudo o que se acha escrito, foi escrito a respeito do Senhor; daí é que a Palavra é Divina. Nos rituais da Igreja Israelita, como nos holocaustos e sacrifícios, depois nos sabbath e nas suas festas, e no sacerdócio de Arão e dos levitas, estão contidos muitos arcanos da glorificação do Senhor; da mesma forma nos livros restantes, em Moisés, que se chamam "leis", "juízos" e "estatutos", o que também se entende pelas palavras do Senhor aos discípulos:

Que "convinha a Ele cumprir todas as coisas que foram escritas a Seu respeito na Lei de Moisés" (Luc. 24:44),

e também aos judeus:

Que "Moisés tinha escrito a respeito d’Ele" (Jo. 5:46).

[12] Por aí se pode agora ver que o Senhor veio ao mundo para subjugar os infernos e glorificar Seu Humano, e que a paixão da cruz foi o último combate, pelo qual Ele venceu plenamente os infernos e plenamente glorificou o Humano. Mas muitas coisas sobre esse assunto serão vistas na obra seguinte, Da Escritura Santa, onde serão reunidas todas as passagens da Palavra profética que tratam dos combates do Senhor contra os infernos e das vitórias sobre eles, ou, o que é o mesmo, que tratam do Juízo Final feito por Ele, quando estava no mundo. Depois as que tratam da paixão e da glorificação de Seu Humano, que são tantas que, se fossem referidas, encheriam páginas.