Apocalipse Revelado

 

 

Emanuel Swedenborg

 

Volume I

 

PREFÁCIO DO AUTOR

 

Muitos têm trabalhado arduamente para explicar o Apocalipse, mas, como o sentido espiritual da Palavra foi ignorado até agora eles não puderam ver os arcanos que ali se encontram ocultos, porque somente o sentido espiritual os revela. Por isso, os explicadores têm conjeturado muitas coisas, aplicando a maior parte de seu conteúdo aos estados dos impérios e também misturando coisas concernentes às matérias eclesiásticas. Mas o Apocalipse, assim como toda a Palavra, não trata, em seu sentido espiritual, de coisas mundanas, mas sim de coisas celestes; por conseguinte, não trata de impérios nem reinos, mas do céu e da Igreja.

É preciso saber que, depois do Julgamento Final, concluído no mundo espiritual, no ano de 1757, do qual se tratou especialmente em um opúsculo publicado em Londres, em 1758, foi formado um novo céu de cristãos, mas somente daqueles que puderam admitir que o Senhor é o Deus do céu e da terra segundo Suas palavras em Mateus 28;18, e que, ao mesmo tempo, no mundo, fizeram penitência de suas más obras. Desse novo céu está descendo e continuará a descer na terra a Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Igreja reconhecerá somente o Senhor é manifesto nestas palavras do Apocalipse:

“Veio a mim um dos sete anjos e me falou, dizendo: Vem! Eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me mostrou a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus” (Apocalipse 21; 9 e 10); e em outro lugar: “Rejubilemos-nos e exultemos, porque chegou o tempo das núpcias do Cordeiro e Sua Esposa está pronta. Bem‑aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro”. (Apocalipse 19; 7 e 9).

Que haverá um novo céu e que dele descerá a Nova Igreja sobre a terra é evidente por esta passagem:

“Vi um novo céu e uma nova terra, e vi a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, ataviada como uma noiva adornada para seu marido. E Aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas às coisas. E disse‑me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. (Apocalipse 21; 1 2 e 5).

“Um novo céu” é o novo céu dos cristãos; “a Nova Jerusalém” é a Nova Igreja sobre a terra, que fará um novo céu; “Cordeiro” é o Senhor quanto ao Divino Humano.

A isto alguma coisa será acrescentada para ilustração: o céu cristão está abaixo dos céus antigos; nele, a partir do tempo em que o Senhor esteve no mundo, foram admitidos aqueles que adoravam um Deus sob três Pessoas e, ao mesmo tempo, não tinham idéia de três Deuses; e isso porque uma trindade de Pessoas havia sido recebida em todo o mundo cristão; mas aqueles que do Humano do Senhor não tiveram outra idéia que a idéia do humano de outro homem não puderam receber a fé da Nova Jerusalém, a qual é que o Senhor é o único Deus em que está a Trindade; eles foram separados e enviados aos cantos afastados. Foi permitido (a mim) ver as separações e os banimentos depois do Julgamento Final. De fato, sobre a justa idéia de Deus é fundado todo o céu e toda a Igreja na terra e, em geral, toda a religião, porque por esta idéia há conjunção e, através da conjunção, luz, sabedoria e felicidade eterna.

Cada um pode ver que o Apocalipse não pode ser explicado a não ser pelo Senhor somente; de fato, cada palavra dele contém arcanos que não podem jamais ser conhecidos sem uma ilustração especial, e, assim, sem uma revelação; pelo que aprouve ao Senhor abrir a vista de meu espírito e instruir‑me. Portanto, não creais que eu tenha tomado alguma coisa de mim mesmo ou de algum anjo, mas do Senhor somente. O Senhor disse também a João, por intermédio do anjo: “Não seles as palavras da profecia deste livro.” (Apocalipse 22,10). Pelo que é entendido que elas devem ser manifestadas.

 

Apocalipse – Capítulo I

 

1.  Revelação de Jesus Cristo, que Deus deu a Ele, para indicar aos Seus servos as coisas que devem ser feitas em breve, e as significou, enviando pelo seu anjo ao seu servo João.

2.  O qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, todas as coisas que viu.

3. Bem-aventurado aquele que lê e aqueles que ouvem a palavra da profecia e guardam as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo.

4. João às sete igrejas que estão na Ásia: graça a vós e a paz d'aquele que é, que foi e que virá; e dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

5. E de Jesus Cristo, ele a testemunha fiel, ele o primogénito dentre os mortos, Ele o príncipe dos reis da terra, que nos ama e nos lava de nossos pecados no seu sangue.

6. E nos faz reis e sacerdotes para Deus e seu pai; a Ele glória e força nos séculos dos séculos. Amém.

7. Eis que Ele vem com as nuvens e todo o olho O verá, e os que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém.

8. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que foi, e que há de vir, o Todo‑poderoso.

9. Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no reino, e na paciente expectativa de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e por causa do testemunho de Jesus Cristo.

10. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi atrás de mim uma grande voz como de trombeta.

11. Dizendo: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último. O que vês escreve num livro e manda‑o as igrejas que estão na Ásia, a Éfeso, e Esmirna, e Pérgamo, e Tiatira, e Sardes, e Filadélfia, e Laodicéia.

12. E virei‑me para ver a voz que falava comigo e, virando‑me, vi sete castiçais de ouro.

13. E, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao filho do homem, com um vestido até os pés e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

14. E Sua cabeça e Seus cabelos eram brancos como a lá alva, como a neve, e Seus olhos como chama de fogo.

15. E Seus pés semelhantes a latão reluzente, como abrasados em uma fornalha, e Sua voz como a voz de muitas aguas.

16. E tendo em Sua mão direita sete estrelas, e de Sua boca saía uma aguda espada de dois gumes, e Sua face era como o sol que brilha em seu poder.

17. E, quando o vi, caí a Seus pés como morto, e Ele pôs Sua mão direita sobre mim, dizendo: não temas, eu sou o primeiro e o último,

18. E que vivo e fui morto e eis que sou vivo! Pelos séculos dos séculos, amém; e tenho as chaves do inferno e da morte.

19. Escreve as coisas que viste e as que são e as que sucederão depois.

20. O mistério das sete estrelas que viste na Minha mão direita, e os sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas e os sete, castiçais que viste são as sete igrejas.

 

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SENTIDO ESPIRITUAL

Conteúdo de Todo o Capítulo

Esta revelação vem do Senhor somente e ela é recebida por aqueles que devem ser de Sua Nova Igreja, a qual é a Nova Jerusalém, e que reconhecem o Senhor como o Deus do céu e da terra. O Senhor também é descrito quanto à Palavra.

 

Conteúdo de cada Versículo

(Os números indicados depois de cada significação referem‑se aos parágrafos ao longo desta obra).

 

1. REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO significa: predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua Igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser no futuro (nº 2). QUE DEUS DEU A ELE, PARA INDICAR A SEUS SERVOS significa: para aqueles que estão na fé proveniente da caridade (nº 3). AS COISAS QUE DEVEM SER FEITAS EM BREVE significa: as coisas que devem suceder com certeza para que a Igreja não pereça (nº 4). E AS SIGNIFICOU, ENVIANDO PELO SEU ANJO AO SEU SERVO JOÃO significa: que foram reveladas pelo Senhor, por intermédio do Céu, nos que estão no bem da vida proveniente da caridade e da fé da caridade (nº 5).

2. O QUAL ATESTOU A PALAVRA DE DEUS E 0 TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO significa: aqueles que, de coração, e assim na luz, recebem a Divina Verdade pela Palavra e reconhecem que o Humano do Senhor é Divino (nº 6). TODAS AS COISAS OUE VIU significa: sua iluminação em todas as coisas que estão nesta revelação (nº 7).

3. BEM‑AVENTURADO AQUELE QUE LÊ E AQUELES QUE OUVEM A PALAVRA DA PROFECIA E GUARDAM AS COISAS NELA ESCRITAS significa: a comunhão com os anjos do céu daqueles que vivem de acordo com a doutrina da Nova Jerusalém (nº 8). PORQUE O TEMPO ESTA PRÓXIMO significa: o estado da Igreja é tal que ela não pode persistir por mais tempo de modo a ter conjunção com o Senhor (nº 9).

4. JOÃO AS SETE IGREJAS significa: a todos os que estão no mundo cristão, onde está a Palavra e onde, por ela, o Senhor é conhecido e que se aproximam da Igreja (nº 10). QUE ESTÃO NA ÁSIA significa: àqueles que, pela Palavra, estão na luz da verdade (nº 11). GRAÇA A VÓS E A PAZ significa a saudação Divina (nº 12). DAQUELE QUE É, QUE FOI E QUE VIRA significa: do Senhor que é eterno e infinito e que é Jehovah (nº 13). E DOS SETE ESPÍRITOS QUE ESTÃO DIANTE DE SEU TRONO significa: do céu inteiro, onde o Senhor está em Sua Divina Verdade (nº 14).

5. E DE JESUS CRISTO significa: o Divino Humano (nº 15). ELE, A TESTEMUNHA FIEL significa: que é a Divina Verdade Mesma (nº 16). ELE, Conteúdo O PRIMOGÊNITO ENTRE OS MORTOS significa: que é o Divino Bem Mesmo (n 17). ELE, O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA significa: de Quem vem toda a verdade procedente do bem na Igreja (nº 18). QUE NOS AMA E NOS LAVA DE NOSSOS PECADOS NO SEU SANGUE significa: que, pelo amor e pela misericórdia, reforma e regenera os homens por meio de Suas Divinas Verdades que vêm da Palavra (nº 19).

6. E NOS FAZ REIS E SACERDOTES significa: que faz com que aqueles que foram nascidos d'Ele, isto é, que foram regenerados, estejam na sabedoria proveniente das Divinas Verdades e no amor proveniente dos Divinos Bens (nº 20). PARA DEUS E SEU PAI significa: as imagens de Sua Divina Sabedoria e de Seu Divino Amor (nº 21). A ELE GLÓRIA E FORÇA NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa: a quem somente pertence a Divina Majestade e a Divina Onipotência pela eternidade (nº 22). AMÉM significa: a Divina confirmação pela verdade, assim por Ele Mesmo (nº 23).

7. EIS QUE ELE VEM COM AS NUVENS DO CÉU significa: o Senhor se revelará no sentido da letra da Palavra e lhe abrirá o sentido espiritual no fim da Igreja (nº 24). E TODO 0 OLHO O VERÁ significa: todos os que estão, pela afeição, no entendimento da Divina Verdade O reconhecerão (nº 25). E OS QUE O TRASPASSARAM significa: aqueles que, na Igreja, estão nas falsidades também O verão (nº 26). E TODAS AS TRIBOS DA TERRA SE LAMENTARÃO SOBRE ELE significa: isso sucederá quando não mais houver nenhum bem e nenhuma verdade na Igreja (nº 27). SIM, AMÉM significa: a confirmação Divina que isso deve acontecer assim (nº 28).

8. EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRINCIPIO E O FIM significa: o Senhor é o Si Mesmo e o único desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas; por conseguinte, é o Amor Mesmo e único, que é a Sabedoria Mesma e única e a Vida Mesma e única em Si, assim é o Criador, o Salvador e o Iluminador Mesmo e único por Si, por conseguinte, que é o todo em todas as coisas do Céu e da Igreja (nº 29). DIZ O SENHOR QUE É, E QUE FOI, E QUE HÁ DE VIR significa: é Eterno e Infinito e que é Jehovah (nº 30). O TODO‑PODEROSO significa: que é, vive e pode por Ele Mesmo e que governa todas as coisas segundo os primeiros pelos últimos (nº 31).

9. EU, JOÃO, QUE TAMBÉM SOU VOSSO IRMÃO E COMPANHEIRO significa: os que estão no bem da caridade e, por conseguinte, nas verdades da fé (nº 32). NA AFLIÇÃO E NO REINO E NA PACIENTE EXPECTATIVA DE JESUS CRISTO significa: as coisas que, na Igreja, são infestadas pelos males a pelas falsidades, mas que os males e falsidades serão afastados pelo Senhor quando Ele vier (nº 33). ESTAVA NA ILHA CHAMADA PATMOS significa: o estado e o lugar nos quais ele ser iluminado (n 34). POR CAUSA DA PALAVRA DE EUS E DO TESTEMUNHO DE JESUS CRISTO significa: que, de coração e assim na luz, a Divina Verdade é recebida por, meio da Palavra, e que o Humano do Senhor é reconhecido como Divino (nº 35).

10. FUI ARREBATADO EM ESPÍRITO NO DIA DO SENHOR significa: o estado espiritual então resultante do influxo Divino (n 36). E OUVI ATRÁS DE MIM UMA GRANDE VOZ COMO DE TROMBETA significa: uma percepção manifesta da Divina Verdade revelada do Céu (n 37).

11. DIZENDO: EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO significa: que é o Si Mesmo e o único, desde os primeiros até os últimos, de Quem procedem todas as coisas; e outras como acima (nº 38). O QUE VÊS ESCREVE NUM LIVRO significa: a fim de que essas coisas sejam reveladas à posteridade (nº 39). E MANDA‑O AS IGREJAS QUE ESTÃO NA ÁSIA significa: para os que, no mundo cristão, estão na luz da verdade que vem da Palavra (nº 40). A ÉFESO E ESMIRNA E PÉRGAMO E TIATIRA E SARDES E FILADÉLFIA E LAODICÉIA significa: de acordo com o estado de recepção de cada um especificamente (nº 41).

12. E VIREI‑ME PARA VER A VOZ QUE FALAVA COMIGO significa: a inversão de estado dos que estão no bem da vida quanto à percepção da verdade na Palavra, quando se voltam para o Senhor (nº 42). E VIRANDO‑ME Vi SETE CASTIÇAIS DE OURO significa: a Nova Igreja que estará na iluminação que vem do Senhor pela Palavra (nº 43).

13. E NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS UM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM significa: o Senhor quanto à Palavra, de Quem procede essa (Igreja) (nº 44). COM UM VESTIDO ATÉ OS PÉS significa: o Divino procedente, que é a Divina Verdade (nº 45). E CINGIDO PELOS PEITOS COM UM CINTO DE OURO significa: o Divino procedente e ao mesmo tempo conjugante, que é o Divino Bem (nº 46).

14. E SUA CABEÇA E SEUS CABELOS ERAM BRANCOS COMO A LÁ ALVA, COMO A NEVE significa: o Divino Amor da Divina Sabedoria nos primeiros e nos últimos (nº 47). E SEUS OLHOS COMO CHAMA DE FOGO significa: a Divina Sabedoria do Divino Amor (nº 48).

15. E SEUS PÉS SEMELHANTES A LATÃO RELUZENTE COMO ABRASADOS EM UMA FORNALHA significa: o Divino Bem natural (nº 49). E SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa: a Divina Verdade natural (nº 50).

16. E TENDO EM SUA MÃO DIREITA SETE ESTRELAS, significa: todos os conhecimentos do bem e da verdade na Palavra pelo Senhor (nº 51). E DE SUA BOCA SAIA UMA AGUDA ESPADA DE DOIS GUMES significa: a dispersão das falsidades pelo Senhor por intermédio da Palavra e da doutrina procedente d'Ele (nº 52). E SUA FACE ERA COMO O SOL QUE BRILHA EM SEU PODER significa: o Divino Amor e a Divina Sabedoria, que são Ele e procedem d'Ele (n.O 53).

17. E QUANDO 0 VI CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO significa: o desfalecimento da vida própria resultante da presença do Senhor (nº 54). E ELE PÔS SUA MÃO DIREITA SOBRE MIM significa: a vida então inspirada por Ele (nº 55), DIZENDO NÃO TEMAS significa: o reerguimento e então a adoração provinda de uma extrema humilhação (nº 56). EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO significa que Ele é o Eterno e o Infinito, portanto o Deus único (nº 57).

18. E QUE VIVO significa: somente Fie é a vida e somente d'Ele vem a vida (nº 58). E FUI MORTO significa: Ele foi menosprezado pela Igreja e Seu Divino Humano não foi reconhecido (nº 59). E EIS QUE SOU VIVO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa: Ele é a vida eterna (nº 60). AMÉM significa: a confirmação Divina, que é a verdade (nº 61). E TENHO AS CHAVES DO INFERNO E DA MORTE significa que semente Ele pode salvar (nº 62).

19. ESCREVE AS COISAS QUE VISTE E AS QUE SÃO E AS QUE SUCEDERÃO DEPOIS significa que todas as coisas que são agora reveladas são para a posteridade (nº 63).

20. O MISTÉRIO DAS SETE ESTRELAS QUE VISTE NA MINHA MÃO DIREITA E OS SETE CASTIÇAIS DE OURO significa: os arcanos nos visões sobre o novo Céu e a nova Igreja (nº 64). AS SETE ESTRELAS SÃO OS ANJOS DAS SETE IGREJAS significa: a Nova Igreja nos céus, a qual é o novo céu (nº 65). E OS SETE CASTIÇAIS QUE VISTE SÃO AS SETE IGREJAS significa: a Nova Igreja na terra, a qual é a Nova Jerusalém, descendo do Senhor pelo novo Céu (nº 66).

 

Explicação

1. Até agora se ignorou o que é o sentido espiritual. No opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE A ESCRITURA SANTA (números 5 a 26), mostrou‑se que esse sentido está em cada uma das coisas da Palavra e que, sem ele, a Palavra não pode ser compreendida em multas passagens. Esse sentido não se mostra no sentido da letra, porque ele está ali como a alma está no corpo. É notório que há um Espiritual e um Natural e que o Espiritual influi no Natural e se torna visível e sensível em formas que são alcançadas pela vista e pelo tato e que o Espiritual sem essas formas não é percebido senão como afeição e pensamento, ou como amor e sabedoria, que pertencem à mente. Que a afeição e o pensamento, ou o amor, cuja propriedade é ser afeiçoado, e a sabedoria, cuja propriedade é pensar, sejam espirituais é coisa sabida. Sabe‑se que estas duas faculdades da alma se apresentam no corpo em formas que se chamam órgãos dos sentidos e órgãos motores, Sabe‑se, também, que eles (as faculdades da alma e os órgãos dos sentidos) fazem um, de tal modo que, enquanto a mente pensa, a boca enuncia o que está sendo pensado, bem como, logo que a mente quer, o corpo executa imediatamente o que é desejado. Daí é evidente que há uma perfeita união dos espirituais e dos naturais no homem. Acontece o mesmo em todas e em cada uma das coisas do mundo. Aí há o espiritual, que é o íntimo da causa, e há o natural, que é o seu efeito, e os dois fazem um. 0 espiritual não se mostra no natural, porque aquele está neste como a alma no corpo e como o íntimo da causa no efeito, como já foi dito. Ocorre o mesmo com a Palavra. Que ela seja espiritual em seu íntimo, porque é Divina, é o que ninguém pode negar, mas como o espiritual não se mostra no sentido da letra, que é natural, é por isso que o sentido espiritual foi ignorado até agora, e ele não podia ser conhecido antes que as verdades reais fossem reveladas pelo Senhor, porque o sentido espiritual está nessas verdades. É por isso que o Apocalipse não foi compreendido até agora. Mas para que não reste dúvida alguma que tais coisas estão nele contidas, cada particularidade vai ser explicada e demonstrada por passagens semelhantes, tomadas da Palavra. A seguir a explicação e a demonstração.